PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA EM METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO INFORMACIONAL PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Faculdades Projeção
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília

Resumo

Resumo: As metodologias ativas são importantes recursos para a formação crítica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino e aprendizagem construtivistas que relevam o contexto contemporâneo da docência quando favorecem a autonomia e a curiosidade dos educandos. Nesse contexto, questiona-se qual a aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional, já que os cursos técnico-profissionalizantes, historicamente, foram configurados com concepções pedagógicas tecnicistas e produtivistas no Brasil. Assim, o objetivo deste projeto interventivo foi possibilitar um modelo de prática pedagógica baseada em metodologia ativa de aprendizagem para a mediação de conteúdos do tipo conceitual no ensino para a educação profissional denttro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Adotar uma metodologia ativa ainda é um desafio, pois envolve relações de resistência, cultura, negação e desconhecimento. Investir em metodologias que confiram autonomia aos estudantes implica em desenvolver competências desde a escola, o que demanda, sobretudo, formação docente. Além da formação docente, há outras ações institucionais que podem ser exploradas junto à adoção de metodologias ativas de aprendizagem, tais como a reestruturação do Projeto Político Pedagógico, a concepção de currículos integrados, planejamento de curso e aula adequados aos objetivos das escolas, bem como a oferta de estruturas físicas, administrativas e acadêmicas adequadas.Palavras-chaves: Metodologia ativa. Aprendizagem baseada em ensino e pesquisa. Leitura tutorial. Estudo dirigido. Letramento informacional.

Downloads

Publicado

2016-12-01