INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIA ATIVA: O USO DA INSTRUÇÃO POR COLEGAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Stela Martins Teles Instituto Federal de Brasília
  • Martha de Almeida Prado Montenegro Instituto Federal de Brasília
  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília

Resumo

Resumo: As metodologias ativas de aprendizagem permitem que os estudantes participem de um processo de ensino e aprendizagem que valorize a formação crítica e reflexiva, dando significado ao contexto contemporâneo e favorecendo a curiosidade a autonomia discente. Partindo da necessidade de se conferir formas alternativas que apoiem a aprendizagem na educação profissional, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de intervenção pedagógica com mediação da metodologia ativa de aprendizagem baseada em Instrução por Colegas aos estudantes da componente curricular Epidemiologia do curso Agente Comunitário de Saúde do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Para tanto, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, que envolvesse uma sequência pedagógica com o uso da metodologia ativa de aprendizagem baseada em Instrução por Colegas. Foi elaborado um texto base em formato de fichamento como material didático e foram utilizados um questionário e a tecnologia educacional Socrative como recursos didáticos. Os resultados apresentaram aumento no desempenho acadêmico dos estudantes, considerando o perfil da turma, o tipo de conteúdo e a complexidade das questões. Considera-se um desafio trabalhar intervenção pedagógica aderente à realidade dos estudantes da educação profissional. Percebe-se a importância do estudo e da formação docente continuada, além de planejamento sistematizado.Palavras-chaves: Peer Instruction; Metodologia ativa; Aprendizagem; Educação profissional.

Downloads

Publicado

2016-12-01