BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joana Cândida Pinheiro Lima de Mello Centro Universitário Projeção
  • Roberta Valéria Guedes de Lima
  • Jonathan Rosa Moreira

Palavras-chave:

1. Base Nacional Comum Curricular. 2. Concepções pedagógicas da Educação Básica. 3. Estratégias metodológicas. 4. Protagonismo estudantil.

Resumo

Este trabalho teve como questão central e norteadora do estudo, como estruturar estratégias metodológicas que garantam o protagonismo dos estudantes da Educação Básica, considerando que a BNCC está voltada para conteúdos e não para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um artigo descritivo, desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos em análise bibliográfica. Foi levado em consideração os princípios norteadores que envolvem o ensino e a aprendizagem na educação básica, além de trazer uma discussão sobre a articulação da BNCC e as novas concepções do currículo e o consequente esvaziamento da escola.

Downloads

Publicado

2019-04-17