Processos da construção de conceitos matemáticos com o Geogebra: o caso do limite de funções reais
Palavras-chave:
Noção de Limite, Objetos de Aprendizagem, Abstração Reflexionante, Geogebra.Resumo
Propusemos conhecer os processos construtivos que alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral apresentam sobre limite. Para obter essas noções, objetos de aprendizagem (AO) foram criados e disponibilizados online com acesso aberto em um site.O objeto de aprendizagem A2, utilizado nesta pesquisa, foi elaborado contendo uma situação-problema que permite o estudo de situações que envolvem limites de funções reais de uma variável. A atividade A2, foi elaboradacom osoftwareGeogebra. Este artigo relata os resultados da atividade A2. Trata do problema conhecido como “O Fracasso do Cálculo”. A metodologia consistiu na aplicação de atividades na disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Nelas interagiram alunos e OA. Para a complementação e investigação, foram feitas entrevistas inspiradas no método clínico piagetiano, objetivando identificar processos de desenvolvimento e aprendizagem. Fundamenta-se a análise das respostas na Epistemologia Genética; em especial, na abstração reflexionante. A escolha deu-se devido ao caráter explicativo dessa teoria da gênese do conhecimento matemático. Os resultados demonstram que conhecimentos foram construídos em situação de interação entre alunos e OA. Os processos de construção de conhecimento foram analisados e registrados, ao todo foram seis (C1, C2, C3, C4, C5 e C6). A teoria da abstração reflexionante mostrou-se eficaz para a análise do desenvolvimento e da aprendizagem, constituindo-se assim, uma importante teoria que fundamenta a prática docente.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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