Processos da construção de conceitos matemáticos com o Geogebra: o caso do limite de funções reais

Autores

  • Antonio Jose da Silva
  • Fernando Becker

Palavras-chave:

Noção de Limite, Objetos de Aprendizagem, Abstração Reflexionante, Geogebra.

Resumo

Propusemos conhecer os processos construtivos que alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral apresentam sobre limite. Para obter essas noções, objetos de aprendizagem (AO) foram criados e disponibilizados online com acesso aberto em um site.O objeto de aprendizagem A2, utilizado nesta pesquisa, foi elaborado contendo uma situação-problema que permite o estudo de situações que envolvem limites de funções reais de uma variável. A atividade A2, foi elaboradacom osoftwareGeogebra. Este artigo relata os resultados da atividade A2. Trata do problema conhecido como “O Fracasso do Cálculo”. A metodologia consistiu na aplicação de atividades na disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Nelas interagiram alunos e OA. Para a complementação e investigação, foram feitas entrevistas inspiradas no método clínico piagetiano, objetivando identificar processos de desenvolvimento e aprendizagem. Fundamenta-se a análise das respostas na Epistemologia Genética; em especial, na abstração reflexionante. A escolha deu-se devido ao caráter explicativo dessa teoria da gênese do conhecimento matemático. Os resultados demonstram que conhecimentos foram construídos em situação de interação entre alunos e OA. Os processos de construção de conhecimento foram analisados e registrados, ao todo foram seis (C1, C2, C3, C4, C5 e C6). A teoria da abstração reflexionante mostrou-se eficaz para a análise do desenvolvimento e da aprendizagem, constituindo-se assim, uma importante teoria que fundamenta a prática docente.

Biografia do Autor

Antonio Jose da Silva

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. A ênfase de suas pesquisa, no que se refere a aplicações da matemática à engenharia, é voltada a modelos polinomiais para modelagem e predição de sistemas. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 2 com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação.

Fernando Becker

É graduado em Filosofia Licenciatura - Faculdades Anchieta (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1984). É professor titular (1995) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou 43 artigos em periódicos especializados e 37 trabalhos em anais de eventos. Tem 23 capítulos de livros, 12 livros publicados e 61 itens de produção técnica. Participou de 54 eventos no Brasil. Orientou 42 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, conhecimento, educação, aprendizagem, ensino-aprendizagem e epistemologia do professor.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação