O uso de leitores de tela no ensino superior por alunos com deficiência visual

Autores

  • Andreia Fonsêca Teixeira
  • Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Leitores de tela, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade digital, Deficiência visual, Aprendizagem

Resumo

Neste artigo objetiva-se investigar as contribuições do uso de leitores de tela na aprendizagem de alunos com deficiência visual no Ensino Superior. Os estudos teóricos apontam que, no tocante à educação especial inclusiva, a informática é concebida como uma ferramenta pedagógica imprescindível para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, visto que o computador e seus recursos são meios pelos quais os alunos com deficiência podem participar ativamente da sociedade, motivando e valorizando saberes renegados pela segregação. Diante disso, este estudo fundamenta-se em uma perspectiva teórica sobre a inclusão digital na educação de pessoas com deficiência visual e a contribuição de tecnologias e softwares leitores de tela no processo de aprendizagem dessas pessoas. A pesquisa foi realizada com uma amostra por conveniência de cinco alunos com deficiência visual da Universidade Federal do Maranhão, utilizando como metodologia o estudo de levantamento. Os resultados mostram um uso frequente de leitores de telas por alunos com deficiência visual e contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem, contudo, o uso de leitores de tela apresenta alguns impedimentos, como apoio de recursos humanos e maior disponibilização e variação dos equipamentos tecnológicos. Logo, a partir desta pesquisa evidencia-se a necessidade de ampliar as discussões acerca da importância do uso de leitores de tela para os alunos com deficiência visual e, em específico, para os alunos do Ensino Superior, no sentido de destacar as contribuições significativas que o uso desses leitores possibilita ao processo de inclusão e aprendizagem desses alunos.

Biografia do Autor

Andreia Fonsêca Teixeira

Mestra em Cultura e Sociedade – UFMAProfessora Revisora de Braille – [email protected]

Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira

Mestra em Cultura e Sociedade – UFMAPedagoga – UFMA

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico - Atual Coordenador Gestão 2018-2020) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). Email: [email protected]

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Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação