O impacto do programa Bolsa Família no combate a fome e a desigualdade social no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Fome. Desigualdade social. Programa Bolsa Família.

Resumo

Há alguns anos observa-se no Brasil um aumento da desigualdade social e o consequente crescimento da pobreza extrema. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar a eficácia dos programas e políticas publicas que visam superar tais problemas sociais. Seguindo as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico, explorando livros e artigos já publicados que trabalham diretamente ou indiretamente a temática, o artigo analisa dados relacionados à situação da fome e da desigualdade social no Brasil e no mundo, apresenta a história e as características básicas do programa Bolsa Família, e por fim, busca identificar os impactos do referido programa no combate à fome e a desigualdade social no Brasil. Pode-se observar que após uma década de avanços no combate a fome e a desigualdade social no Brasil, na atualidade visualiza-se um recuo na velocidade de sua superação. Nesse contexto, torna-se fundamental avaliar a eficácia dos programas e políticas públicas que dialogam com tais injustiças sociais. Considerado o principal programa de incidência sobre o combate a fome, e também considerado como fundamental para a diminuição das desigualdades sociais, o Bolsa Família se mostrou limitado em superar essas duas questões, embora indispensável em situações emergenciais geradas pela pobreza extrema.

Biografia do Autor

JOAO HENRIQUE STUMPF, faculdades EST

Bacharel em Teologia pela Faculdades EST. Mestre em Teologia Prática pelo Programa de Pós Graduação da Faculdades EST. Pesquisador no doutorado acadêmico da Faculdades EST na área da diaconia e missão. Assessor voluntário da Pastoral Popular Luterana. Membro da coordenação nacional da Pastoral Popular Luterana (PPL). Membro dos grupos de pesquisa Interculturalidade e Práxis Social da Igreja. Tem experiência na área de Teologia , atuando principalmente na área de pesquisa sobre Teologia da Libertação, poimênica da libertação, diaconia e missão.

Cristiano Riam Berger, Universidade Metropolitana de Santos

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Metropolitana de SantosEspecialista em gestão pública pela Faculdade Integrada de Araguatins

Downloads

Publicado

2020-01-17