Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

DIRETRIZES PARA AUTORES

Todos os artigos científicos devem ser originais, escritos de forma clara, concisa e com respeito à formalidade da Língua Portuguesa.

Todos os artigos científicos devem ser postados em arquivos eletrônicos em formato editável. 

FORMATAÇÃO

GERAL

  1. Papel: A4
  2. Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior 2 cm.
  3. Fonte: Arial 12.
  4. Espaçamento entrelinhas: simples.
  5. Espaçamento entre parágrafos: 6 antes; 3 depois.
  6. Alinhamento de texto: justificado.
  7. Margem de parágrafo: 1,25 cm.
  8. Quantidade de páginas: exatamente 12 páginas, incluindo referências.

TÍTULO DA OBRA

  1. Alinhamento: centralizado.
  2. Fonte: Arial 16.
  3. Destaque: Negrito.
  4. Somente a primeira letra do título em maiúsculo, exceto no caso de nomes próprios. Não devem ser utilizadas abreviações.
  5. O título deve ser claro e atrativo.
  6. Espaçamento entrelinhas na seleção do título da obra: simples.

AUTORIA

  1. Fonte: Arial 12.
  2. Alinhamento: direita.
  3. Espaçamento entrelinhas no conjunto de autores: simples.
  4. Destaque: Itálico.
  5. Coautoria: máximo 4 autores.
  6. Demais informações: instituição, departamento, e-mail de todos os autores. Fonte: tamanho 9
  7. Exemplo:

Fulano de Tal

Instituição XPTO

Departamento de XPTO

[email protected]

 

Beltrano de Tal

Instituição XPTO

Departamento de XPTO

[email protected]

RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA E ESTRANGEIRA

  1. Deve seguir a norma  NBR 6028 da ABNT.
  2. Parágrafo Único.
  3. Quantidade de palavras: 240 a 250 palavras.
  4. Um bom resumo contém: breve contexto; síntese da problemática; o objetivo mais geral; síntese da metodologia; principal resultado alcançado; principal conclusão.

PALAVRAS CHAVES

Exatamente 5 palavras chaves separadas por ponto e vírgula. Somente a primeira letra de cada palavra chave deve estar em maiúsculo.

ABSTRACT

Obrigatório.

CITAÇÕES

As referências a autores devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação e página (se a citação for direta). Recomenda-se que as citações diretas sejam breves e sempre em conformidade com a norma da ABNT, NBR 10520. As citações de citações e as citações indiretas também devem estar de acordo com a NBR 10520.

FIGURAS, QUADROS E TABELAS

  1. Devem vir com as respectivas legendas, indicando a fonte de pesquisa.
  2. Entrelinhas: simples.
  3. Fonte: Arial 10.
  4. Destaque: negrito.
  5. Devem ser chamados ao longo do texto.

PAGINAÇÃO

Canto inferior direito.

NOTAS DE RODAPÉ

  1. Somente em casos essenciais.
  2. Devem figurar ao pé da página em que seu número aparece.

REFERÊNCIAS

As referências  completas dos autores citados devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com a norma da ABNT, NBR 6023.

Alinhamento: esquerda.

NORMAS DE HOMOGENEIDADE

  1. Palavras estrangeiras: só itálico sem aspas.
  2. Palavras brasileiras usadas em sentido figurado: itálico com aspas.
  3. Números ordinais até nove: só por extenso
  4. Números ordinais de 10 em diante: só o algarismo.
  5. Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla.
  6. Títulos de seções: Arial 12, negrito, somente primeira letra em maiúsculo (exceto nomes próprios).
  7. Subtítulos de seções: Arial 12, itálico, somente primeira letra em maiúsculo (exceto nomes próprios).
  8. Uso de grifo: não se grifa espaços.
  9. Apresentação de citações literais: a citação curta (até três linhas) deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, fonte normal, com número da página; e a citação longa: (parágrafo com recuo de 4 cm à esquerda; espaço simples; fonte normal tamanho 11; sem aspas; com número da página, alinhamento justificado).

10. A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema autoria/data/página.

11. Tempo verbal: uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente.

12. Pessoa gramatical: uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

______. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2003. 24 p.

______. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p.

______. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 7 p.

______. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Artigo Original

Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento de modelos existentes e elaboração de hipóteses para futuras pesquisas.
 
• Estrutura

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).
 
1- Introdução: a introdução deve abordar de forma clara e precisa os seguintes aspectos: o assunto e delimitação do problema estudado, os objetivos, as principais questões, as razões da escolha do tema, sua contribuição e relevância, exeqüibilidade e os principais trabalhos já desenvolvidos sobre o tema.
 
2- Material e Métodos: esta seção deve conter informações que possibilitem ao leitor conhecer o contexto onde a pesquisa foi realizada. Aqui são explicados os materiais, os métodos e as técnicas que foram utilizados tanto na coleta quanto na análise dos dados. Dentre as informações incluídas nesta seção estão: local e período de realização da pesquisa; universo, população e amostra; tipos e modelos dos instrumentos ou equipamentos utilizados; forma de consentimento dos participantes, em caso de experimentação com seres humanos; fontes utilizadas, normas, especificações técnicas ou métodos de preparação dos materiais equipamentos especiais utilizados, etc.
 
3- Resultados: constituem-se nas descobertas da pesquisa apresentadas com uma descrição objetiva e exata de todos os dados e informações coletadas. Os resultados são apresentados na forma de quadros, gráficos e tabelas. Para a elaboração de tabelas, consultar as Normas de Apresentação Tabular, do IBGE.
 
4- Discussão: nesta seção, o autor apresenta a sua interpretação para os resultados obtidos, confrontando-os com outros trabalhos semelhantes já realizados. É exposta de forma objetiva, detalhada, lógica e clara, possibilitando ao leitor o completo entendimento da pesquisa realizada.
 
5- Conclusão: a conclusão de um artigo constitui-se na resposta à pergunta-problema apresentada na Introdução. Deve ser concisa e objetiva e referir-se às hipóteses que desencadearam a pesquisa e aos objetivos estipulados. Na conclusão o autor deve expor sua reflexão pessoal, com base nos resultados que discutiu e interpretou, além de poder dar sugestões de futuras pesquisas ou projetos de atuação.

O artigo deve conter no máximo 20 laudas incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.

Ensaio

É um texto bem estruturado, formal, discursivo e categórico, constituindo-se em exposição lógica e reflexiva, com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. Há certa liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigor e objetividade da documentação empírica e bibliográfica. Entretanto, esse fato não dispensa o rigor lógico e a coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural, além de maturidade intelectual do autor. Cientificamente, o ensaio é um meio de transmitir informações e idéias, em uma exposição metodológica dos estudos efetuados e da obtenção das conclusões originais a que se chegou, após cuidadoso exame de um assunto.
 
• Estrutura
 
Sua estrutura é livre. O autor deve procurar escrevem um texto com uma introdução, desenvolvimento e uma conclusão. O conteúdo não deverá exceder 20 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.

Relato de Experiência Profissional

É um estudo de caso contendo análise de implicações conceituais ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenções. Deve conter evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação profissional em diferentes áreas.
 
• Estrutura
 
A relevância de um relato de experiência está na pertinência e importância dos problemas que nele se expõem, assim como o nível de generalização na aplicação de procedimentos ou de resultados da intervenção em outras situações similares, ou seja, serve como uma colaboração à práxis metodológica da área à qual pertence. A seguir, apresentamos alguns aspectos formais que devemos ter em conta ao apresentar um relato de experiência.
 
1- Introdução: ao iniciar, deve-se ter em conta um marco teórico de referência. Este deve ser apresentado com clareza e em congruência com o assunto da experiência. A pertinência da problemática que está na origem da experiência e dos objetivos esta, será outro ponto importante na elaboração inicial deste tipo de relato. Devemos deixar em evidência a consideração, conhecimento e utilização de outros trabalhos de intervenção sobre o mesmo tipo de problemática ou com objetivos similares. Além disso, é importante apresentar referências bibliográficas atuais e pertinentes  problemática.
 
2- Metodologia: Deve-se apresentar uma descrição adequada do contexto institucional e espaço temporal onde se realizou a experiência. O procedimento proposto deve ser adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados por esta. É também importante a relevância e adequação dos procedimentos utilizados a apresentação dos dados. Juntamente com o anterior, ganha relevância a explicitação dos procedimentos de análises dos dados utilizados e sua adequação ao projeto de intervenção.
 
3- Resultados, discussão e conclusões: no decorrer desta seção serão apreciadas a clareza dos resultados e a síntese das conclusões mais relevantes; A interpretação que o autor faz dos resultados deverá ser adequada e coerente com o proposto inicialmente. Um dos pontos mais importantes diz respeito ao interesse e a relevância que têm as conclusões e os resultados para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados a outras situações similares. A existência de comentários críticos por parte do autor das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência. O conteúdo não deverá exceder 20 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.

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