Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Artigo Original
Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento de modelos existentes e elaboração de hipóteses para futuras pesquisas.
• Estrutura
O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).
1- Introdução: a introdução deve abordar de forma clara e precisa os seguintes aspectos: o assunto e delimitação do problema estudado, os objetivos, as principais questões, as razões da escolha do tema, sua contribuição e relevância, exeqüibilidade e os principais trabalhos já desenvolvidos sobre o tema.
2- Material e Métodos: esta seção deve conter informações que possibilitem ao leitor conhecer o contexto onde a pesquisa foi realizada. Aqui são explicados os materiais, os métodos e as técnicas que foram utilizados tanto na coleta quanto na análise dos dados. Dentre as informações incluídas nesta seção estão: local e período de realização da pesquisa; universo, população e amostra; tipos e modelos dos instrumentos ou equipamentos utilizados; forma de consentimento dos participantes, em caso de experimentação com seres humanos; fontes utilizadas, normas, especificações técnicas ou métodos de preparação dos materiais equipamentos especiais utilizados, etc.
3- Resultados: constituem-se nas descobertas da pesquisa apresentadas com uma descrição objetiva e exata de todos os dados e informações coletadas. Os resultados são apresentados na forma de quadros, gráficos e tabelas. Para a elaboração de tabelas, consultar as Normas de Apresentação Tabular, do IBGE.
4- Discussão: nesta seção, o autor apresenta a sua interpretação para os resultados obtidos, confrontando-os com outros trabalhos semelhantes já realizados. É exposta de forma objetiva, detalhada, lógica e clara, possibilitando ao leitor o completo entendimento da pesquisa realizada.
5- Conclusão: a conclusão de um artigo constitui-se na resposta à pergunta-problema apresentada na Introdução. Deve ser concisa e objetiva e referir-se às hipóteses que desencadearam a pesquisa e aos objetivos estipulados. Na conclusão o autor deve expor sua reflexão pessoal, com base nos resultados que discutiu e interpretou, além de poder dar sugestões de futuras pesquisas ou projetos de atuação.
O artigo deve conter no máximo 20 laudas incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.
Ensaio
É um texto bem estruturado, formal, discursivo e categórico, constituindo-se em exposição lógica e reflexiva, com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. Há certa liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigor e objetividade da documentação empírica e bibliográfica. Entretanto, esse fato não dispensa o rigor lógico e a coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural, além de maturidade intelectual do autor. Cientificamente, o ensaio é um meio de transmitir informações e idéias, em uma exposição metodológica dos estudos efetuados e da obtenção das conclusões originais a que se chegou, após cuidadoso exame de um assunto.• Estrutura
Sua estrutura é livre. O autor deve procurar escrevem um texto com uma introdução, desenvolvimento e uma conclusão. O conteúdo não deverá exceder 20 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.
Relato de Experiência Profissional
É um estudo de caso contendo análise de implicações conceituais ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenções. Deve conter evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação profissional em diferentes áreas.• Estrutura
A relevância de um relato de experiência está na pertinência e importância dos problemas que nele se expõem, assim como o nível de generalização na aplicação de procedimentos ou de resultados da intervenção em outras situações similares, ou seja, serve como uma colaboração à práxis metodológica da área à qual pertence. A seguir, apresentamos alguns aspectos formais que devemos ter em conta ao apresentar um relato de experiência.
1- Introdução: ao iniciar, deve-se ter em conta um marco teórico de referência. Este deve ser apresentado com clareza e em congruência com o assunto da experiência. A pertinência da problemática que está na origem da experiência e dos objetivos esta, será outro ponto importante na elaboração inicial deste tipo de relato. Devemos deixar em evidência a consideração, conhecimento e utilização de outros trabalhos de intervenção sobre o mesmo tipo de problemática ou com objetivos similares. Além disso, é importante apresentar referências bibliográficas atuais e pertinentes problemática.
2- Metodologia: Deve-se apresentar uma descrição adequada do contexto institucional e espaço temporal onde se realizou a experiência. O procedimento proposto deve ser adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados por esta. É também importante a relevância e adequação dos procedimentos utilizados a apresentação dos dados. Juntamente com o anterior, ganha relevância a explicitação dos procedimentos de análises dos dados utilizados e sua adequação ao projeto de intervenção.
3- Resultados, discussão e conclusões: no decorrer desta seção serão apreciadas a clareza dos resultados e a síntese das conclusões mais relevantes; A interpretação que o autor faz dos resultados deverá ser adequada e coerente com o proposto inicialmente. Um dos pontos mais importantes diz respeito ao interesse e a relevância que têm as conclusões e os resultados para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados a outras situações similares. A existência de comentários críticos por parte do autor das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência. O conteúdo não deverá exceder 20 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas.
Declaração de Direito Autoral
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.