Atuação dos serviços de inteligência brasileiro no combate ao crime organizado transnacional

Autores

  • Priscila Maria Werlang Soares Aluna da pós-graduação - UniProjeção
  • Lélia Júlia de Carvalho Professora e Coordenadora do NPPC - UniProjeção
  • Bruno Gomes de Assumpção Professor – UniProjeção

Palavras-chave:

Crime organizado transnacional, Globalização, Serviços de Inteligência, Brasil, Combate

Resumo

O desenvolvimento tecnológico e as mais diversas mudanças que têm ocorrido a partir do processo de globalização, têm possibilitado aos Estados se modernizarem e se fortalecerem com medidas inovadoras de segurança, na mesma proporção os crimes organizados também têm se beneficiado de tais melhorias. O crime organizado transnacional trata-se de uma rede criminosa que busca um aperfeiçoamento e especialidade nos delitos que comete, de forma, muitas vezes, sutil, ou seja, trata-se de um crime que está impregnado na sociedade, mas que muitas vezes passa desapercebido, por ocorrer de maneira muito bem orquestrada. Nesse sentido, questiona-se sobre qual a atuação dos serviços de inteligência brasileiro no combate ao crime organizado transnacional? A partir desse questionamento, tem-se por objetivo analisar a relevância do combate ao crime organizado transnacional através dos serviços de inteligência, de forma genérica, ou seja, sem distinguir suas diferentes espécies, com o intuito de enriquecer o conhecimento sobre essa importante atividade para a repressão do crime organizado. Sendo assim, para o desenvolvimento da pesquisa, valeu-se da metodologia de pesquisa qualitativa, para a partir do levantamento de dados bibliográficos se inferir significados e significantes, a fim de se contribuir para a consciência da existência do crime organizado transnacional, e do valor existente nas ações, muitas vezes imperceptíveis, porém sem a qual não se poderia viver, dos serviços de inteligência nacionais, para que assim, se assuma uma nova postura diante dessa realidade criminosa, de maneira que se invista em ações mais efetivas de combate ao crime organizado transnacional.

Biografia do Autor

Priscila Maria Werlang Soares, Aluna da pós-graduação - UniProjeção

Graduada em Direito, pelo Centro Universitário Projeção - UniProjeção (2015). Pós-graduanda em Gestão de Processos Acadêmicos, pelo Centro Universitário Projeção - UniProjeção. Atualmente é pesquisadora científica pelo Centro Universitário Projeção - UniProjeção. Graduanda em Psicologia, pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Formada em Coaching, pela Evo Coaching.

Lélia Júlia de Carvalho, Professora e Coordenadora do NPPC - UniProjeção

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS; Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Graduada em DIREITO pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em: Direito Penal com ênfase em Direito Processual Penal; Direito Público; Estado, Justiça e Constituição; Didática em Ensino Superior e Armas Não Letais com ênfase em Segurança Pública. Pós-graduanda em Gestão de Processos Acadêmicos. Professora universitária e de Pós-graduação, ministrando as disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional, Civil e metodologia cientifica. Possui experiência acadêmica em cursos de formação de seguranças privados e nos cursos universitários de Direito, Farmácia, Jornalismo, Administração de Empresas, Serviço Social, Gestão Financeira, secretariado e Gestão de Projetos. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica do Centro Universitário e Faculdades Projeção.

Bruno Gomes de Assumpção, Professor – UniProjeção

Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1990). Atualmente é professor mestre do Centro Universitário Projeção. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, direito administrativo, direito empresarial, direito processual civil, direito do consumidor, responsabilidade civil e direito tributário.

Downloads

Publicado

2019-03-07