A consolidação da gestão acadêmica, segundo o sistema nacional de avaliação da educação superior, em uma instituição militar de educação superior

Autores

  • leandro rodrigues doroteu projeção
  • Vinícius Pinto Corrêa UniProjeção

Palavras-chave:

Regulação, Educação superior, Gestão acadêmica, SINAES, Instituição militar.

Resumo

A educação superior no Brasil é regulada pelo Estado, especificamente o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e em última instância pelo Ministério da Educação (MEC). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) outras leis e atos normativos reconhecem a autonomia do ensino militar, permitindo sua equivalência ao sistema nacional. A Polícia Militar do Distrito Federal optou por credenciar no sistema civil seus órgãos que atuam no ensino militar antes equivalentes à educação superior. O credenciamento fez com que a instituição tivesse que alinhar suas práticas de gestão ao atendimento satisfatório dos diversos indicadores avaliados conforme instrumento de avaliação. O ajuste das práticas aos critérios de avaliação foi possível com o assessoramento de professores civis terceirizados. Após a migração para o sistema nacional é necessário a consolidação das novas práticas de gestão realizadas por militares e civis. O objetivo foi aplicar pesquisa qualitativa a esses civis e militares procurando os desafios do novo modelo de gestão a fim de mensurar o nível de consolidação da gestão acadêmica desenvolvida na instituição militar. Como resultado observou-se que os militares possuem menos tempo de experiência, alta rotatividade nos cargos, em geral não possuem formação específica e consequentemente menos conhecimento na gestão acadêmica. Conclui-se que a assessoria prestada por professores civis, assim como, a necessidade de maior estabilidade e melhor formação dos militares são as medidas adequadas para a consolidação da gestão acadêmica na IES militar.

Biografia do Autor

leandro rodrigues doroteu, projeção

Professor do Centro Universitário Projeção (UniProjeção) Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial, e Gestão de Processos Acadêmicos. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras.

Vinícius Pinto Corrêa, UniProjeção

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Mestre em Gestão Social e Trabalho (Administração) pela Universidade de Brasília - UnB, com uma disciplina cursada na HEC Montreal (Canadá), Especialista em Informática em Educação (UFLA) e graduado em Licenciatura em Computação pela UnB. Atualmente é Professor Universitário com atuação no Ensino Superior (Graduação e Pós) desde 2003, atuando nas áreas de Administração,Ciências Contábeis, Computação, Sistemas de Informação e Pedagogia, já tendo atuado também como Orientador Pedagógico, Conteudista e Tutor de disciplinas e cursos a distância. Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério Público do Trabalho - MPT desde 2006.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigo Original