COACHING ACADÊMICO: O PROCESSO DE COACHING NO DESENVOLVIMENTO DO DOCENTE

Autores

  • Tarcísio Mota Alexandre Faculdades Projeção
  • William Lisboa Ramos

Palavras-chave:

Palavras-chave, Coaching acadêmico, Autoconhecimento, Papel do professor

Resumo

Resumo: Coaching Acadêmico apresenta-se como uma metodologia que tem por objetivos o autoconhecimento, análise do ambiente e a realização das mudanças necessárias. O processo de coaching coloca o docente como coachee, ou seja, ele será o responsável em buscar o alcance dos objetivos, aperfeiçoar-se e transmitir conhecimento aos alunos (coachee) em busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem. O docente (coach) deve desenvolver diversas competências, proporcionar aos alunos diversas formas de aprendizagem e compreender as teorias que envolvem este processo de aprendizagem, seja no campo da pedagogia e psicologia, além da sua área de atuação, aplicando-as de forma a atender a relação da teoria com a prática. O docente deve ser o ator principal na busca de ferramentas que permitam que os alunos desenvolvam sua análise crítica de forma interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2015-08-06