Gestão participativa: uma ferramenta para solução de conflitos

Autores

  • Tereza Cristina de Oliveira Modesto Faculdade Projeção do Guará - ENEG - Escola de Negócios.
  • LÍLIAN ARAÚJO FERREIRA ZAIDAN UNIPROJEÇÃO - GUARÁ, TAGUATINGA E PÓLO ASA NORTE (EAD). https://orcid.org/0000-0002-2512-5868
  • Anna Karla Lima Cruz UNIPROJEÇÃO - Guará e Ceilândia - Ex Docente do Grupo.

Palavras-chave:

Gestão participativa, conflitos sociais, comunidade escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como a gestão participativa contribui para a solução de conflitos e uma comunidade escolar. Dessa forma, o trabalho além de enriquecer ainda mais a literatura existente sobre o assunto, busca compreender como esse tipo de gestão contribui, de fato, para solucionar ou reduzir conflitos em um ambiente caracterizado por uma variedade social e culturalmente distinta de alunos e professores que compartilham o mesmo espaço. Para alcançar este objetivo, foi delineada uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, cujas técnicas de coleta de dados empregadas foram as pesquisas bibliográfica e documental e ainda um estudo de caso numa comunidade escolar do Distrito Federal, onde fora implementado um programa de gestão participativa visando estabelecer uma maior participação de todos os atores envolvidos na comunidade. Como achados do estudo, conclui-se que que administração participativa, vista como filosofia ou doutrina, preza pela participação das pessoas, é entendida como uma maneira moderna de reduzir conflitos e ainda melhora o diálogo entre pessoas. Dessa forma, esse tipo de gestão reduziu consideravelmente o número de conflitos na comunidade escolar em estudo, pois com a implementação do programa no primeiro semestre de 2017, a escola viu o número de conflitos cair de cerca 100 ocorrências naquele semestre para menos de 30 no segundo semestre de 2018. O que sinaliza a efetividade do programa e a recomendação de ser implementado largamente nas comunidades escolares, considerando-se que ainda são poucas as escolas que realmente adotam essa forma de gestão no Distrito Federal.

Biografia do Autor

Tereza Cristina de Oliveira Modesto, Faculdade Projeção do Guará - ENEG - Escola de Negócios.

Bacharel em Administração da Faculdade Projeção do Guará - ENEG - Escola de Negócios.

LÍLIAN ARAÚJO FERREIRA ZAIDAN, UNIPROJEÇÃO - GUARÁ, TAGUATINGA E PÓLO ASA NORTE (EAD).

Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE(2015). Pós-Graduação em Gestão de Processos Acadêmicos (2020). MBA em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Pitágoras (2010) e graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade Pitágoras (2008). Coordenadora Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção do Guará e da Escola de Negócios do UniProjeção EAD - coordenada o curso de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Logística. Docente nos Centros Universitários Projeção. Professora Orientadora e Avaliadora da Escola Superior do Ministério Público da União. Atuou como Pesquisadora do Governo Federal pela Escola Nacional de Administração Pública, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Casa Civil. Possui 11 anos de experiência como Docente no Ensino Superior. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Metodologia do Trabalho Científico da Pós-graduação "Lato Sensu" da Faculdade Pitágoras e professora de Metodologia neste curso. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Pós-graduação desta Faculdade. Atuou como Coordenadora e Professora dos Cursos de Gestão e Negócios da FAMATRI - Faculdade Maçônica do Triângulo, a frente dos Cursos Técnicos em Finanças, Contabilidade, Transações Imobiliárias e Agronegócios. Trabalhou como Gestora de Negócios da EASYPAY Pesquisa e Desenvolvimento Experimental LTDA. Estágio de 1 ano e seis meses junto ao Banco do Brasil. Contatos: (061) 99644-1206, [email protected].

Anna Karla Lima Cruz, UNIPROJEÇÃO - Guará e Ceilândia - Ex Docente do Grupo.

Graduação em Turismo pelo Centro Universitário de Brasília, graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Pós graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pelo UNICEUB. Mestrado em Educação - Univ. Nacional del Centro de la Provincia de BsAs. Consultora em treinamento e desenvolvimento em projetos da Universidade Chevrolet Brasil. Professora da Faculdade Projeção há mais de 10 anos nos cursos de Administração, gestão pública e gestão de recursos humanos.

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Publicado

2021-05-10