COMUNICAÇÃO PÚBLICA GOVERNAMENTAL NA COVID-19 SOB A PERSPECTIVA DOS ANALFABETOS FUNCIONAIS NO DF

Autores

Palavras-chave:

Comunicação pública, cidadania, Analfabetismo Funcional, educação, Covid-19

Resumo

No Brasil 3 em cada 10 pessoas são consideradas analfabetas funcionais, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF, 2018). É inerente à comunicação considerar as características físicas, mentais, sociais e culturais do seu público, e avaliar o entendimento destes com a mensagem. Por conseguinte, identificou-se que as dificuldades de processamento cognitivodesse grupo interferiram de forma significativa no processo de interação com as mensagens divulgadas nos meios de comunicação pública. Mostrou-se necessário, identificar e avaliar os canais e linguagens que mais se adequaram a esse público durante o coronavírus. O presente estudo busca entender como as pessoas iletradas interagiram com as mensagens veiculadas nesse cenário de pandemia causada pela Covid-19, no âmbito do Distrito Federal, em 2020. Para isso, foi feita uma pesquisa com pessoas de 15 a 64 anos que fazem parte do grupo dos analfabetos funcionais, utilizando campanhas e informativos publicitários impressos e digitais que foram veiculados nesse período pelo Governo do Distrito Federal(GDF). A análise possibilitará o reconhecimento da legitimidade dessas deficiências como obstáculo na construção da cidadania.

Biografia do Autor

Leandro Rolim da Silva, UNIPROJEÇÃO

Professor Doutor. Profissional de mercado e pesquisador de Comunicação e Marketing; Produtor Executivo da TV Brasil Internacional - EBC. Radialista, Jornalista e Ator; possui graduação em "Comunicação Social - RTV" pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Pós-graduação Lato Sensu em "Gestão em Marketing" pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (2008) e é Doutor em "Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambio Cultural" pela Universidad de Salamanca - Espanha (2016). Tem experiência em audiovisual, tendo atuado nas diversas funções da profissão em emissoras de redes como TV Brasil, Band, SBT, Rádio Clube FM, Rede Estação Sat, TV e Rádios Universitárias de PE e Rádio OASIS Salamanca - Espanha. Gerenciou projetos multiplataformas para SETUR - Prefeitura da Cidade do Recife, SINTEPE - PE, IESB TV, TV e Rádio Projeção. Seus trabalhos nas áreas de Comunicação e Marketing foram premiados pelo Ministério do Turismo em 2010 e ONU/ACNUR em 2014, entre outros. Atuou como docente do Departamento de Comunicação do Centro Universitário IESB - Brasília / DF e do UNIBRATEC / PE tendo participado ativamente do NDE do curso de Produção em Multimídia IESB, conceito 4 pelo MEC em 2014. Orientou e fez bancas em vários TCC's de Departamentos de Comunicação. Atualmente é professor e membro do NDE e conselho de classe dos cursos de "Marketing" e "Publicidade e Propaganda" do Centro Universitário UniProjeção, em Brasília / DF. Leciona disciplinas de Produção, Direção e Edição para Rádio, Web e TV; Ética na Publicidade; Redação Publicitária; Criação de Textos para RTV, Produção em Multimídia, Comunicação Integrada e Introdução ao Marketing. Tendo lecionado também Transmedia Storytelling em cursos de Pós-Graduação da Estácio e Faculdade JK, em Brasília/DF. Coordena o Grupo de Pesquisa "MOVI.COM - Movimento Socioambiental Empresarial e Comunicação Digital" do UniProjeção. A tese doutoral "La Media Indoor en la Construcción de una Nueva Interactividad Publicitaria" obteve em sua defesa nota máxima e CUM LAUDE pela Universidad de Salamanca, España e foi indicada ao Prêmio Extraordinário de Teses defendidas em 2015/2016 pela Universidad de Salamanca.

Dâmares Silva Rodrigues

Pesquisadora e bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

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Publicado

2021-05-10