Os direitos humanos na educação superior sob a perspectiva dos discentes da área da saúde de uma IES particular do Distrito Federal

Autores

  • Maria Cleidiana Viana dos Santos Uniprojeção
  • Luís Eduardo Gauterio Fonseca

Resumo

Os Direitos Humanos na Educação propicia a complementação da formação acadêmica de discentes universitários, sendo uma temática recente no âmbito acadêmico, que se preocupa em disseminar e transmitir, através de inúmeras estratégias, uma cultura dos direitos humanos, capaz de gerar uma consciência que permita aos atores sociais assumir atitudes de luta e de transformação. Segundo o MEC (2012), cabe aos sistemas de ensino e suas instituições a efetivação da Educação em Direitos Humanos, implicando a adoção sistemática dessas diretrizes por todos (as) os (as) envolvidos (as) nos processos educacionais. O presente artigo tem como objetivo identificar o grau de satisfação que os alunos de uma IES particular do DF atribuem a forma como a temática Direitos Humanos é tratada no âmbito de sua formação acadêmica. Para tanto, o método deste estudo foi fundamentado em revisão bibliográfica e documental, entrevista com questionário, de natureza qualitativa. Percebeu-se que os discentes conseguem identificar as múltiplas formas na qual a IES oferta a temática Direitos Humanos, e também consideram a oferta dessa temática essencial para sua formação, tendo em vista que irão trabalhar diretamente com a saúde, logo precisam ter um olhar mais "humanizado" para o tratamento hospitalar ou ainda para as políticas públicas na área de saúde. 

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Publicado

2021-09-16