Processo de alfabetização de crianças com síndrome de Down

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário Projeção
  • Fabíola Silva de Oliveira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como acontece o processo de alfabetização da criança com síndrome de Down, que apesar de apresentarem um desenvolvimento intelectual lento, é possível desenvolver suas habilidades promovendo a sua inclusão social. A leitura e escrita demonstram-se como fatores essenciais no processo de integração à sociedade, promovendo o desenvolvimento humano, intelectual e até financeiro dos portadores de síndrome de Down. Este trabalho demonstra que o processo de alfabetização a ser aplicado às crianças com síndrome de Down deve respeitar as limitações, características e o desenvolvimento individual de cada criança. Demonstrando que se deve realizar a adaptação curricular e aplicar o ensino transdisciplinar, estimulando a criança com a aplicação de atividades lúdicas, multissensoriais, com materiais diversos, atividades recreativas em consonância com o dia-a-dia da criança, despertando, assim, sua curiosidade e interesse. Para o desenvolvimento desse processo de alfabetização, é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar comprometida, envolvendo professores, psicólogos, orientadores e, principalmente, a participação familiar da criança com síndrome de Down durante esse processo, promovendo estratégias para que o ensino aconteça com êxito, despertando o interesse da criança  deixando-a agir com autonomia e sempre respeitando o seu tempo e ritmo de aprendizagem. Ressaltando que, quanto mais cedo iniciar a alfabetização, mais fácil será o processo de aprendizagem, colaborando com a construção da autonomia das crianças com síndrome de Down, tornando-as como seres capazes de viver em sociedade, inclusive no âmbito profissional, sendo inseridas no mercado de trabalho. Diante dessa pesquisa bibliográfica, concluímos que os portadores de síndrome de Down, assim como qualquer outro estudante, têm capacidade de aprender com práticas pedagógicas e métodos educacionais adequados para o processo de alfabetização.

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Publicado

2021-11-26