Descrição das competências do enfermeiro frente à pessoa com traqueostomia

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Lívia de Oliveira Caetano Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Palavras-chave:

Traqueostomia, Competências, Enfermeiro

Resumo

Este estudo teve por objetivo examinar a literatura científica concernente aos aspectos que envolvem às competências do enfermeiro frente à pessoa com traqueostomia. Para tanto, fez-se uma revisão narrativa calcada em importantes bases de dados (Scielo, Medline, Lilacs). Verificou-se a importância da formação acadêmica, a premência de certas competências inerentes à formação, bem como a concepção de que diretrizes assistenciais claras e seguras devem fazer parte da prática do enfermeiro.Descritores: Enfermeiro, Competências, Traqueostomia

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestrado em Educação Física (UnB). Especialista nas seguintes áreas: Docência do Ensino Superior; Gestão e Orientação Educacional; Direito Administrativo, Direito Público e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Licenciaturas nas seguintes áreas: Educação Física; Letras-Português e Respectiva Literatura; Pedagogia e História. E, ainda, bacharel em Administração Pública. Atuou como servidor público na SES-DF. E como empregado público na CAESB. Atualmente, é docente efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Lívia de Oliveira Caetano, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

É bacharel em Enfermagem pela Faculdades Integradas Promove de Brasília (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2014), Gestão e Saúde Pública (2014) e Saúde Pública com ênfase na Família (2015) pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA. Tem experiência em neonatologia (Hospital Materno Infantil de Brasília). É enfermeira, concursada, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Atuou como enfermeira na Atenção Secundária (Unidade de Pronto Atendimento - UPA) por 3 anos. Atuou na Atenção Primária por 2 anos, no atendimento aos pacientes e como Supervisora de Enfermagem. Atualmente, é enfermeira no CER - Centro Especializado em Reabilitação.

Downloads

Publicado

2021-05-12