A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Yohanna Souza Pereira Centro Universitário Projeção
  • Claudia Pinheiro Nascimento Uniprojeção
  • Aldi Roldão Cabral Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Inteligência, Inteligências múltiplas, Educação infantil, Práticas pedagógicas, Jogos.

Resumo

O presente ensaio tem por temática a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e a importância de desenvolvê-la na Educação Infantil, pois, por meio dela, há um olhar a cerca das possibilidades pedagógicas para os docentes quanto à inteligência, habilidades e competências, salientando ao professor a importância de descobrir e desenvolver as particularidades de cada aluno, conforme os documentos norteadores da Educação. Para isto, fez-se necessário um breve histórico do conceito de inteligência, posteriormente, as definições das inteligências múltiplas, a ligação da teoria com a educação, através dos cinco campos de experiência da Educação Infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, e como é possível o desenvolvimento das inteligências múltiplas por meio de jogos.

Downloads

Publicado

2021-05-11