INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MEDIADA COM METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS TAGUATINGA

Autores

  • Shirley da Silva Portes Instituto Federal de Brasília

Resumo

Resumo: As estratégias pedagógicas de formação dos estudantes da educação profissional têm sido colocadas à prova no mercado de trabalho atual, o qual exige dos profissionais habilidades que têm sido pouco desenvolvidas no método de ensino tradicional. Construir o conhecimento que interaja com a realidade propondo uma reflexão significativa, estimulando o pensamento crítico, a interação entre as partes e permitindo o protagonismo do estudante durante esse processo, são os fundamentos bases aplicados na metodologia de aprendizagem baseada em equipe numa perspectiva da educação construtivista. Portanto, o objetivo deste estudo interventivo foi mediar uma intervenção pedagógica que possibilitasse o uso da metodologia ativa Team Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Equipe, no segundo módulo do curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Taguatinga, na disciplina de empreendedorismo. Para isso, foi elaborado um plano de aula com uma sequência didática que compreendeu todas as fases dessa metodologia, afim de se estabelecer uma relação entre a aprendizagem e o trabalho em equipe. Desse modo, os alunos foram submetidos a atividades individuais e em equipes no intuito de observar, através dos resultados, a efetividade do método utilizado. Os resultados obtidos nesta experiência demonstram que o uso da metodologia TBL como estratégia pedagógica, se bem definida e com objetivos claros, pode apresentar um aumento efetivo na construção do conhecimento dos estudantes da educação profissional.Palavras-chave: Educação profissional; Metodologia ativa; Team Based Learning; Aprendizagem baseada em equipe.

Downloads

Publicado

2016-12-01