MÉTODO DO CASO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Klever Corrente Silva Instituto Federal de Brasília

Resumo

Resumo: Em face ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas, a educação profissional e tecnológica passou por mudanças em relação ao perfil dos egressos e a relação dialética destes com o mundo do trabalho. Por conta desta complexidade, o ofício de um técnico atualmente não está mais restrito à execução mecânica de atividades pré-determinadas, como um mero cumpridor de ordens sem raciocínio. Hoje, um dos desafios da educação profissional é possibilitar que os estudantes sejam formados como seres reflexivos e críticos, que possua autonomia intelectual e que propicie o avanço científico e tecnológico. Diante desse contexto, por meio deste trabalho, propõe-se uma prática pedagógica que tenha como estratégia didática o método do caso para desenvolver o pensamento crítico na componente curricular empreendedorismo. Para tal, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Por meio dos resultados, verificou-se que a intervenção pedagógica logrou êxito, legitimando que a utilização do caso de ensino possibilitou que as alunas desenvolvessem o pensamento crítico participando ativamente da construção do conhecimento, aplicando a teoria na prática, buscando a resolução dos problemas apresentados, discutindo sob diferentes pontos de vista a solução mais adequada do caso e percebendo a aplicação do conteúdo no cotidiano.Palavras-chaves: Método do caso; Casos de ensino; Prática pedagógica; Reflexão. Pensamento Crítico.

Downloads

Publicado

2016-12-01