O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DIAGRAMAS DE CASO DE USO

Autores

  • Anderson Gomes Peixoto Secretaria de Educação do Distrito Federal

Resumo

Resumo: A disseminação do uso de tecnologias tem gerado transformações no âmbito da educação. A Educação Profissional e Tecnológica necessita acompanhar essas mudanças. As práticas pedagógicas tradicionais ainda são utilizadas com muita frequência. Como alternativa à prática tradicional surgem as metodologias ativas, que possibilitam ao estudante atuar de maneira ativa na construção de seu conhecimento. Porém, a ruptura abrupta dos métodos tradicionais para a utilização de métodos inovadores pode gerar insucesso no trabalho pedagógico. Este Projeto Interventivo apresenta uma prática pedagógica que associa uma aula expositiva, ligada ao modelo tradicional, a estratégias ligadas a metodologias ativas – o glossário, o tutorial e o estudo de caso –, para demonstrar que é possível desenvolver nos estudantes a autonomia e colocá-los como sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. Podemos concluir, a partir disso, que a ação docente pode abranger várias concepções pedagógicas.Palavras-chaves: Metodologias ativas. Práticas pedagógicas. Processo de aprendizagem. Autonomia.

Downloads

Publicado

2016-12-01