ANÁLISE DO USO DA METODOLOGIA ATIVA PROBLEM BASED LEARNING (PBL) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Glaucemária da Silva Rodrigues Instituto Federal de Brasília

Resumo

Resumo: Por meio da observação no contexto da modalidade de ensino profissional foi possível notar que o uso da prática pedagógica do ensino elementar tem sido mais frequente do que o uso de metodologias ativas, a ênfase desta prática do ensino elementar, muitas vezes pode não ser suficiente para a formação do perfil desejado do egresso. Recomenda-se mesclar o ensino elementar com outras metodologias, a exemplo, a PBL- Abordagem baseada em problemas, essa metodologia proporciona ao aluno através da resolução de problemas, possibilidade de uma aprendizagem mais ativa, onde ele poderá construir o seu próprio conhecimento. Por isso, essa intervenção tem como objetivo analisar se uma metodologia ativa pode viabilizar a resolução de problemas em uma turma do Curso de Edificações na disciplina de Empreendedorismo. Para isso, foi feita uma intervenção nesta disciplina onde os alunos escolheram um cenário para observação, identificaram os problemas e deram hipótese de solução para esses problemas. Os resultados demonstram que a metodologia foi eficaz para o cumprimento do objetivo, e a boa aceitação pela grande maioria dos alunos confirma a contribuição da metodologia para o ensino profissional.Palavras-chave: Processo de ensino aprendizagem; Educação profissional; Abordagem ativa; Problematização.

Downloads

Publicado

2016-12-01