Atos de incivilidade: um comportamento cada vez mais frequente no ambiente escolar

Autores

  • Eliane Araujo Barbosa de Almeida Faculdade Projeção.
  • Maria Júlia Batista de Holanda Professora da Faculdade Projeção.

Resumo

A escola é um ambiente que tem por atividade principal o processo de ensino e aprendizagem, além é claro da preocupação com a formação cidadã dos alunos, contudo, frequentes situações cotidianas de desrespeito estão afetando a relação de alunos e professores. Tratam-se dos chamados atos de incivilidade: conflitos que transformam o ambiente que a priori deveria propiciar a relação interpessoal em um espaço de verdadeiro caos. Esses atos comprometem a conduta socialmente desejável, pois manifestam desrespeito e podem resultar de simples insultos, empurrões ou pequenas humilhações, podendo inclusive causar mal estar aos professores. Nesta apreciação, foi proposto o presente problema de pesquisa: Como enfrentar os atos de incivilidade que ocorrem cotidianamente em sala de aula? Para tal intenção foi necessário discutir os comportamentos ligados aos atos de incivilidade que ocorrem cotidianamente em sala de aula, definindo o conceito de atos de incivilidade e diferenciando-os de atos de indisciplina; uma reflexão sobre o crescimento de sua incidência também foi abordado, mais do que isso, buscou-se identificar o papel da escola frente aos constantes atos de incivilidade. Quanto à metodologia, a presente pesquisa se classificou como exploratória, haja vista que sua natureza de pesquisa é bibliográfica, pois se buscou proporcionar uma maior intimidade com o problema. Não se esperou uma descoberta mágica da fórmula que coibiria os atos de incivilidade, apenas abordou-se a questão de maneira teórica. Com isso, concluiu-se que o compromisso de lidar com os atos de incivilidade não compete unicamente à escola, faz-se necessário o envolvimento de toda comunidade. Palavras-Chave: Incivilidade; Indisciplina; Ambiente escolar.

Biografia do Autor

Eliane Araujo Barbosa de Almeida, Faculdade Projeção.

Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade Projeção, 2015.

Maria Júlia Batista de Holanda, Professora da Faculdade Projeção.

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Educação a Distância. Formada em Filosofia com experiência nas áreas de EAD e Educação Corporativa. É Professora da Faculdade Projeção em diversas disciplinas nas áreas que envolvem a Filosofia e a Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação/ECOTRANSD/UCB/DF.

Downloads

Publicado

2016-09-23