Modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem

Autores

  • Paloma Camilo Matusinho Centro Universitário Projeção
  • Roberta Valeria Guedes

Resumo

A evolução do ensino carrega consigo uma permuta onde ensinar conteúdos puros já não são suficientes, dessa forma as mais distintas teorias para o ensino aprendizagem são desenvolvidas através de nomes primordiais como Paulo Freire, Piaget, Wallon, Skyne, Vygotsky de forma a buscar a compreensão de como a aprendizagem é alcançada, sendo ainda mais específicos diversos estudiosos trazem essas teorias para a educação matemática, surgindo assim a didática  matemática que tem como princípio desenvolver teorias que possibilitem a melhor aplicabilidade e aproveitamento do conteúdo, onde seus pilares constituem a aprendizagem matemática de forma mais efetiva. A modelagem matemática, apresentada como uma estratégia para a melhoria do ensino-aprendizagem, traz em seus conceitos a idealização de se aplicar os conceitos matemáticos ao cotidiano do aluno, possibilitando um elo de ligação entre conceitos e aplicabilidade ao real. Dessa forma o estudo objetivou demonstrar como a aplicação de modelos matemáticos para contextualização do conteúdo com a vida real do discente, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais dinâmico e participativo.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original