A natureza do julgamento moral e o discurso de intolerância dos haters

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Resumo

O presente artigo procura analisar o valor da moralidade das ações de intolerância praticadas pelos haters nas redes sociais. Sob a perspectiva da alteridade, estabeleceu-se como questionamento para este trabalho, ”existe algum tipo de pensamento normativo que influencia o discurso da intolerância dos sujeitos?” Nesse contexto, é objetivo deste trabalho identificar se o julgamento moral dos haters é motivado por alguma ética normativa advinda de suas ações a priori. A justificativa para o desenvolvimento do estudo sãos os constantes ataques dos haters nas redes sociais sem um motivo aparente. Procura-se, ainda, a transformação da reflexão social espontânea em pensamento filosófico, observando as características de explicação do fenômeno de violência simbólica promovido pelos haters. As reflexões apresentadas apontam que a especulação sobre determinados assuntos gerais não pode ser entendido como julgamento moral, considerando que não produzem valor não moral na interpretação dos sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Helio Fabeliano Lobato Cunha, Faculdade Projeção do Guará

Licenciado em Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutorando em Filosofia pela Unisinos. É professor do magistério superior no qual leciona disciplinas para o bacharelado e a licenciatura. Desenvolve pesquisas em núcleos de pesquisa com as seguintes temáticas: Educação e Família, Educação Superior e EaD e Processos Administrativos, Qualidade de Vida no Trabalho. É programador e desenvolve trabalhos como Analista de Requisitos para Sistemas Educacionais e Analista de Requisitos de Sistemas. Na licenciatura desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Pedagogia - Filosofia da Educação, Fundamentos e Metodologia em Ciências Naturais, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Didática, Educação-Ética e Cidadania, Prática Pedagógica, Orientação Educacional, Medidas Educacionais, Orientação Acadêmica Integral e Orientação Vocacional e Profissional. Educação Física - Organização do Trabalho Pedagógico e Organização da Educação Brasileira. História - Sociologia da Educação, Estágio Supervisionado, Filosofia da Educação. Matemática - Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia - Estágio Supervisionado. Ciências Biológicas Organização da Educação Brasileira. No bacharelado desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Secretariado Executivo - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estágio Supervisionado, Evolução das Ideias Sociais, Método Científico e Normas de Pesquisa, Seminários Avançados, Trabalho de Conclusão de Curso, Informática Aplicada a Ação Secretarial, Gestão da Informação e do Conhecimento, Secretariado, Trabalho de Conclusão de Curso e Mercado de Trabalho. Administração Método Científico e Normas de Pesquisa, Métodos e Técnica de Pesquisa, Introdução à Informática, Filosofia e Ética Aplicada a Administração, Organização, Sistemas e Métodos, Psicologia Organizacional, Estágio Supervisionado e Logística Empresarial. Sistemas de Informação Métodos e Técnicas em Pesquisa, Laboratório de Informática, Metodologia Científica, Sistemas de Informações Gerenciais, Estágio Supervisionado. Publicidade e Propaganda - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Introdução à Administração e Filosofia e Ética. Ciências Contábeis Introdução à Informática, Método Científico e Normas de Pesquisa e Evolução das Ideias Sociais. Jornalismo Métodos e Técnicas de Pesquisa e Filosofia e Ética. Direito - Filosofia Geral. Turismo Introdução à Informática. Executa processos pedagógicos com a EaD, sendo tutor e conteudista de instituições de educação superior.

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Publicado

2018-07-10

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Artigo Original