ANÁLISE DO ESTADO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO EM PROBLEMAS BIDIMENSIONAL COM COORDENADAS POLARES EM TUBOS CONCÊNTRICOS PERFEITAMENTE ENCAIXADOS

Autores

  • Fernando Rodrigo de Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO
  • Patrícia Cândida Silva
  • Marcos Honorato Oliveira
  • Gilberto Gomes

Palavras-chave:

Tensão radial e tangencial, deslocamento radial, deformação radial e tangencial, coordenadas polares, software MIDAS FEA v.2.9.6, software MAPLESOFT v.18.

Resumo

A demanda pelo uso de menos materiais, que sejam mais eficazes na relação de redistribuição de esforços e resistência com suas propriedades mecânicas, tem conduzido ao desenvolvimento de combinações cada vez maiores de diferentes materiais, pois quanto menos material gasto, menor será o custo. Estes conjuntos de combinações de fato podem ser projetados de modo que a pressão interna produza uma tensão aproximadamente uniforme no material. Portanto, este trabalho apresenta o estudo de um tubo composto por dois cilindros perfeitamente encaixados e compostos de diferentes materiais que foi analisado analiticamente com o auxílio do software MAPLESOFT v.18 e numericamente com o software MIDAS FEA v.2.9.6, que se baseia nos elementos finitos para resolução dos problemas. Para a análise das tensões, deformações e deslocamentos, foi considerada uma pressão interna e observou-se a redistribuição dos esforços ao longo da variação do raio e do ângulo. Como objetivo, este estudo propôs a análise analítica pela consideração do estado plano de tensões aplicando a teoria da elasticidade para campos de pequenas deformações em problemas bidimensionais, e o numérico pelo estado plano de deformações. Ao final foi feito uma comparação destes resultados, demonstrando certa diferenciação nos resultados para as deformações e deslocamentos apresentados.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigo de Aquino, CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO

Coordenador Escola de Tecnologia

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Dossiê Temático: Conexões: Tecnologia na Engenharia e Construção