Síndrome de Burnout

Autores

  • Cassia Aparecida de Freitas Santos Faculdade Projeção do Guará
  • Helio Fabeliano Lobato Cunha Faculdade Projeção do Guará http://orcid.org/0000-0002-7167-0955
  • Karem Kolarik Kolarik Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Trabalho, Esgotamente, Estresse

Resumo

A Síndrome de Burnout é um fenômeno psicossocial que atinge profissionais que lidam diretamente com o cuidado de pessoas. O Burnout causa esgotamento emocional, despersonalização. O objetivo desse trabalho é detectar os motivos que levam o professor a adquirir a Síndrome, conceituando e descrevendo os sintomas como também os desgastes causados na vida do professor. Baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. Nota-se que diversos sintomas acometem o professor levando-o muitas vezes ao afastamento da sala de aula. Constatou-se que no meio educacional, pouco se conhece desse assunto tão relevante e que se necessita uma maior divulgação para que haja menos acometidos por Burnout. 

Biografia do Autor

Cassia Aparecida de Freitas Santos, Faculdade Projeção do Guará

Estudante de Graduação, formanda com experiência em Educação Infantil e prevenção de doenças no trabalho.

Helio Fabeliano Lobato Cunha, Faculdade Projeção do Guará

Licenciado em Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. É professor do magistério superior no qual leciona disciplinas para o bacharelado e a licenciatura. Desenvolve pesquisas em núcleos de pesquisa com as seguintes temáticas: Educação e Família, Educação Superior e EaD e Processos Administrativos, Qualidade de Vida no Trabalho. É programador e desenvolve trabalhos como Analista de Requisitos para Sistemas Educacionais e Analista de Requisitos de Sistemas. Na licenciatura desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Pedagogia - Filosofia da Educação, Fundamentos e Metodologia em Ciências Naturais, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Didática, Educação-Ética e Cidadania, Prática Pedagógica, Orientação Educacional, Medidas Educacionais, Orientação Acadêmica Integral e Orientação Vocacional e Profissional. Educação Física - Organização do Trabalho Pedagógico e Organização da Educação Brasileira. História - Sociologia da Educação, Estágio Supervisionado, Filosofia da Educação. Matemática - Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia - Estágio Supervisionado. Ciências Biológicas Organização da Educação Brasileira. No bacharelado desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Secretariado Executivo - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estágio Supervisionado, Evolução das Ideias Sociais, Método Científico e Normas de Pesquisa, Seminários Avançados, Trabalho de Conclusão de Curso, Informática Aplicada a Ação Secretarial, Gestão da Informação e do Conhecimento, Secretariado, Trabalho de Conclusão de Curso e Mercado de Trabalho. Administração Método Científico e Normas de Pesquisa, Métodos e Técnica de Pesquisa, Introdução à Informática, Filosofia e Ética Aplicada a Administração, Organização, Sistemas e Métodos, Psicologia Organizacional, Estágio Supervisionado e Logística Empresarial. Sistemas de Informação Métodos e Técnicas em Pesquisa, Laboratório de Informática, Metodologia Científica, Sistemas de Informações Gerenciais, Estágio Supervisionado. Publicidade e Propaganda - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Introdução à Administração e Filosofia e Ética. Ciências Contábeis Introdução à Informática, Método Científico e Normas de Pesquisa e Evolução das Ideias Sociais. Jornalismo Métodos e Técnicas de Pesquisa e Filosofia e Ética. Direito - Filosofia Geral. Turismo Introdução à Informática. Executa processos pedagógicos com a EaD, sendo tutor e conteudista de instituições de educação superior.

Karem Kolarik Kolarik, Centro Universitário Projeção

Professora, orientadora de TCC e docente de cursos a distância.

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original