As origens da Matemática e os variados modos de operação com seus conceitos.

Autores

  • Mauro Forlan Duarte Campos Centro Universitário UniProjeção
  • Ingrid Lilian Fuhr Centro Universitário de Brasília – UniCeub

Palavras-chave:

Matemática, história, necessidade, modos diferentes de operação.

Resumo

A abordagem tradicional do ensino da matemática tem supervalorizado o ensino escolar em detrimento do conhecimento construído a partir de experiências empíricas. Essa posição contrapõe-se à história da matemática, ciência cuja origem, no Paleolítico, teve caráter essencialmente situacional e prático. Neste artigo, pretende-se resgatar o contexto histórico no qual a matemática surgiu, evidenciando dois pontos relevantes. O primeiro deles, que o surgimento da matemática, assim como seu desenvolvimento, se deu em razão de necessidades concretas do homem. E o segundo, que a matemática, ao longo de sua história, sempre permitiu modos diferentes de operação com um mesmo conceito. Alguns exemplos são trazidos para demonstrar a diversidade de modos de resolução para um mesmo conceito matemático.

Biografia do Autor

Mauro Forlan Duarte Campos, Centro Universitário UniProjeção

Licenciado em Matemática. Especialista em Estatística. Mestrando em Psicologia.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Edição

Seção

Artigo Original