ACESSIBILIDADE PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATOS DE ESTUDANTES E COLABORADORES

Autores

  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Jonathan Rosa Moreira Centro Universitário Projeção Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação superior, Avaliação externa.

Resumo

Resumo: As Instituições de Educação Superior precisam atender os requisitos legais que tangem os aspectos de acessibilidade. Entretanto, nem sempre as pessoas com deficiência de seu público são ouvidas, de modo a expressar o que realmente lhes seria relevante. Assim, objetivo deste artigo foi dar voz para um grupo de estudantes e de colaboradores de um Centro Universitário no Distrito Federal, de modo a avaliar suas apreensões sobre a acessibilidade conferida nos espaços que convivem na instituição. Para tanto, foi utilizada uma trajetória metodológica qualitativa com o uso da técnica entrevista para coleta de dados. Consoante aos resultados de suas últimas avaliações externas, o resultado deste estudo mostrou que para os participantes da pesquisa, de modo geral, a acessibilidade da instituição é satisfatória. Entretanto, ainda há oportunidades de melhorias para garantir a autonomia e a mobilidade de seus estudantes e colaboradores.

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigo Original