O ENSINO DA FLEXÃO VERBAL SOB O PONTO DE VISTA DA GRAMÁTICA NORMATIVA E DA GRAMÁTICA FUNCIONAL

Autores

  • Lidiane Dias Souza Faculdade Projeção- Unidade Taguatinga Norte

Palavras-chave:

tempos verbais, variação linguística, ensino

Resumo

Resumo: O Intuito do presente artigo é discutir como os tempos verbais são abordados por livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental e verificar a existência de uma proposta de ensino orientada pelos PCN.  A finalidade desse espaço é dialogar e refletir acerca de um ensino de gramática mais funcional com a intenção de provocar uma reflexão de nos professores. Essa investigação é de extrema relevância, pois os tempos verbais geralmente são trabalhados de forma mecânica e descontextualizados nas gramáticas normativas e nos livros didáticos. A pesquisa é de cunho descritivo e bibliográfico, orientada pelos estudos da variação linguística, sobre uso dos tempos verbais e a obsolescência de alguns deles. Essa pesquisa salienta a importância em se considerar não apenas a estrutura, como também, os aspectos pragmáticos, pois, não se pode limitar a abordagem dada aos verbos, enquadrando-os em um modelo fixo e imutável. Pelo contrário, os tempos verbais devem ser vistos como flexíveis, analisando-se a forma e a função que exercem em determinado enunciado. Palavras-Chave: tempos verbais; livros didáticos; variação linguística; obsolescência; ensino tradicional. 

Biografia do Autor

Lidiane Dias Souza, Faculdade Projeção- Unidade Taguatinga Norte

Meu nome é Lidiane Dias de Souza tenho 32 anos, nasci no Rio de Janeiro e moro em Brasília há 9 anos. Durante a minha infância e adolescência estudei em escolas públicas e tinha o desejo de cursar alguma faculdade, mas as condições financeiras não me permitiam. Aos 29 anos resolvi prestar vestibular e para minha surpresa eu havia passado para o curso de Letras. Encarei então, a tarefa de dar o melhor de mim. Durante os três anos de curso procurei aprimorar-me profissionalmente, me inscrevi para o programa “Mais Educação”, tornando-me professora nas oficinas de Jornal Escolar e Letramento no CEF 404 de Samambaia Norte. Trabalhei também como monitora na Educação Integral e participei do processo seletivo para a bolsa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, o que foi um grande aprendizado para minha formação. Além do aperfeiçoamento profissional, foi um grande incentivo e pude ter certeza da profissão que queria seguir. Até publicaram dois artigos de minha autoria no livro “FORMAÇÂO DOS PROFESSORES: O PIBID NA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE”. Foi uma experiência fantástica, atuei com o 6º ano do Ensino Fundamental e percebi algumas deficiências e questionamentos que as crianças apresentavam com relação ao ensino dos tempos verbais nas gramáticas propostas, o que me incentivou a pesquisar e estudar mais a respeito do assunto. Como consequência, pude compreender qual a melhor metodologia a ser aplicada em sala de aula.Departamento: Núcleo de Desenvolvimento Científico-NDC, Faculdade Projeção

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Publicado

2016-09-24