O ENSINO DA FLEXÃO VERBAL SOB O PONTO DE VISTA DA GRAMÁTICA NORMATIVA E DA GRAMÁTICA FUNCIONAL
Palavras-chave:
tempos verbais, variação linguística, ensinoResumo
Resumo: O Intuito do presente artigo é discutir como os tempos verbais são abordados por livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental e verificar a existência de uma proposta de ensino orientada pelos PCN. A finalidade desse espaço é dialogar e refletir acerca de um ensino de gramática mais funcional com a intenção de provocar uma reflexão de nos professores. Essa investigação é de extrema relevância, pois os tempos verbais geralmente são trabalhados de forma mecânica e descontextualizados nas gramáticas normativas e nos livros didáticos. A pesquisa é de cunho descritivo e bibliográfico, orientada pelos estudos da variação linguística, sobre uso dos tempos verbais e a obsolescência de alguns deles. Essa pesquisa salienta a importância em se considerar não apenas a estrutura, como também, os aspectos pragmáticos, pois, não se pode limitar a abordagem dada aos verbos, enquadrando-os em um modelo fixo e imutável. Pelo contrário, os tempos verbais devem ser vistos como flexíveis, analisando-se a forma e a função que exercem em determinado enunciado. Palavras-Chave: tempos verbais; livros didáticos; variação linguística; obsolescência; ensino tradicional.Downloads
Publicado
2016-09-24
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