CICLOS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONSTRUÍDAS NA TERCEIRA ETAPA DO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO (BIA) DO DF
Palavras-chave:
avaliação. ciclos, biaResumo
Esta presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a organização das estratégias pedagógicas construídas pelo professor na terceira etapa do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do Distrito Federal. Procurou-se analisar os instrumentos avaliativos utilizados com maior freqüência, pelos professores da etapa III do BIA, onde existe aruptura do ensino organizado em ciclos para a seriação. O presente trabalho pretende suscitar o diálogo acerca da temática dos ciclos e da organização da proposta de ensinodesdobrado em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental, da Secretaria de Educação do DF. A pesquisa foi realizada em uma Escola pública do DF, localizada naCidade Satélite de Samambaia, e assume os princípios da abordagem qualitativa de pesquisa cientifica. Quanto aos objetivos assume caráter descritivo, pois visa descreverum fenômeno, com os dados sendo coletados através de observações e questionários respondidos pelos professores da terceira etapa do BIA, quanto aos procedimentos, assume características bibliográficas. Os resultados obtidos confirmam que a nãoretenção dos alunos e a consequente aprovação automática dos alunos, somados a avaliação escrita tradicional, ainda constituem-se em grandes entraves e desafios para a consolidação das propostas cicladas de educação no DFDownloads
Publicado
2011-04-05
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Artigo Original
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