IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL EM VISTA DO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autores

Palavras-chave:

Educação, TICs, Aprendizagem.

Resumo

Tendo em vista o desenvolvimento exponencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pesquisa-se sobre a importância da inclusão digital para a educação de alunos matriculados no ensino regular de escolas públicas no Brasil, em vista do aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, a fim de analisar a importância de tal inclusão para diminuição dos casos de baixo desempenho e evasão escolar. Para tanto, é necessário analisar o contexto histórico e social relativo a utilização das Tecnologias da Informação e comunicação no contexto educacional, comparar a opinião dos diversos autores da área da educação e debater sobre a relevância da utilização de tais tecnologias no ensino regular. Realiza-se, então, uma pesquisa de cunho bibliográfico. Diante disso, verifica-se que há questões sociais as quais permeiam o assunto e que devem ser tratadas com certa delicadeza;devem haver políticas públicas voltadas a inclusão das TICs no âmbito educacional e tais tecnologias podem ser uma grande ferramenta na implementação de metodologias ativas, o que impõe a constatação de que a inclusão digital no ambiente educacional pode de fato trazer grandes revoluções educacionais.

Biografia do Autor

Rômulo José do Couto, universidade Anhanguera

Especialista em Psicopedagogia; Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógica e pós-graduando em Orientação Educacional. Docente na Faculdade Anhanguera de Valparaíso GO.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Artigo Original