AS DIFICULDADES APRESENTADAS À APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Esse artigo tem por finalidade estudar e entender os aspectos históricos que revelam as dificuldades da aprendizagem da língua portuguesa, desenvolvendo e despertando o interesse para o estudo de variantes que dificultam a aprendizagem das crianças e adolescentes no Ensino Fundamental. A pesquisa realizada visou analisar as dificuldades de aprendizagem em seus caminhos iniciais e como de formas específicas elas precisam de uma intervenção inovadora, diferenciada e adequada. Em outras palavras, o estudo analisou as dificuldades apontadas, de modo geral, como responsáveis pelo insucesso escolar. O artigo está dividido em três partes iniciando pelos estudos das dificuldades baseadas em notas médicas, psicológicas e educacionais. A pesquisa ainda caracteriza as dificuldades, detalha seus aspectos e propõe estratégias elaboradas por profissionais da educação para melhorar o desempenho dos alunos que apresentam tais dificuldades. Por fim, com base em pesquisa de campo, foi constatado que maioria dos alunos do Ensino Fundamental sofre com algum distúrbio o que dificulta o processo de aprendizagem. É preciso a compreensão dessas dificuldades e a mediação com recursos metodológicos, a fim de distinguir as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa.Palavras-Chave: Dificuldades de aprendizagem, Língua Portuguesa, Dislexia, Disgrafia, Disortografia.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira Oliveira de Sousa

Egressa do Curso de Letras do UniProjeção.

Wanderson Venâncio Dourado

Egresso do Curso de Letras do UniProjeção.

Maria do Rosario Loiola do Nascimento Lopes, UniProjeção

Mestra em Letras, docente do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente.                           [email protected]

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Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Artigo Original