A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o uso da música como ferramenta didática pode contribuir para uma aprendizagem significativa, em especial nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A escolha do tema se deu a partir das observações do comportamento de alunos em sala de aula, durante os estágios e participações em programas de incentivo à docência. A estrutura do estudo apresenta pesquisa bibliográfica com abordagens quanto ao conceito e caracterização da música como linguagem e análise de seu uso como ferramenta pedagógica. A música e a sociedade sempre estiveram conectadas. A escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo e no preparo para a convivência em sociedade. A música, por ser uma poderosa ferramenta de comunicação, além de possibilitar o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, também influencia atitudes e pensamentos, por isso, a importância de estudá-la dentro do ambiente escolar. A metodologia buscou analisar e refletir acerca de diferentes aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, nas percepções de professores e alunos. Foi aplicado questionário a professores e alunos e foi possível identificar as opiniões das duas partes mais envolvidas em sala de aula. As relações entre educandos e educadores precisam ser fortalecidas e, buscar novas linguagens para gerar conhecimentos de forma mais atrativa, pode proporcionar um melhor convívio em sala de aula.Palavras-Chave: ferramenta pedagógica, linguagem, música, educação.Downloads
Publicado
2021-09-13
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