O uso das Metodologias Ativas na disciplina de Educação Inclusiva nos cursos de Licenciaturas em uma instituição de ensino superior privada de Ceilândia – DF

Autores

  • Roberta Valeria Guedes Projecao

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Licenciaturas. Juri Simulado. Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente estudo apresenta um debate sobre a importância da inclusão na educação básica por meio do Júri simulado. A atividade foi realizada em uma instituição de ensino privada, localizada na região administrativa da Ceilândia, no Distrito Federal, na disciplina de Educação Inclusiva, que é ofertada para os cursos de licenciaturas em Matemática, História e Geografia. Desde o início do semestre de 2021, os estudantes estavam em aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19. A professora promoveu o estudo a partir de leituras prévias sobre Inclusão na educação básica e convidou-os a fazer um júri-simulado. No texto a seguir, apresenta-se conceitos primeiros sobre: aprendizagem significativa, metodologias ativas e a estratégia do júri simulado e, por fim, a análise do questionário aplicado com os estudantes sobre suas impressões em relação ao uso das metodologias ativas para o processo de aprendizagem. Conclui-se que o uso das metodologias ativas, a partir do Júri simulado, possibilita o desenvolvimento da argumentação dos estudantes lhes trazendo repertório sobre o assunto abordado e que o engajamento do estudante, em relação às metodologias ativas, é essencial para se conseguir uma aprendizagem significativa

Biografia do Autor

Roberta Valeria Guedes, Projecao

Possui mestrado pela Universidade Católica de Brasília (2010) em Gestao de Instituições de Ensino Confessionais. Especialista em Tecnologia Educacional pela PUC-PR e UCB, Especialista em Gestao Educacional pela Funiversa-UCB. Atualmente é professora da Faculdade Projeção nos cursos de Graduação de História, Geografia e Sistema de Informação. Professora da Pós-Graduação da Faculdade Projeção nos cursos de Direito Público, Direito Penal e Direitos Indisponíveis. Tem experiência como gestora na área de Educação, com ênfase em Orientação de TCCs de Educação, Administração e Direito

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigo Original