A LUDICIDADE E A CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

O presente artigo trata sobre a ludicidade e sua contribuição para o ensino da Matemática. O estudo tem como objetivo geral apresentar as possibilidades de ensino, por meio da ludicidade, que facilitem o processo de aprendizagem da Matemática. Parte do problema de pesquisa se é possível melhorar o entendimento dos alunos sobre os conteúdos matemáticos utilizando-se de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada neste estudo é a da pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada. Em relação aos procedimentos de coleta de dados da pesquisa, parte de uma revisão bibliográfica sobre o tema e a aplicação de um questionário com 58 pessoas, escolhidas de forma geral, tanto alunos de ensino básico, como de ensino superior. Conclui-se que utilizado de forma adequada, pode unir o lúdico associado ao ensino tradicional, minimizando as dificuldades de aprendizagem dos alunos e estando próximo das experiências cotidianas, trazendo benefícios ao processo de ensino.

Biografia do Autor

Jenyfer Roberta Vieira de Paiva, Estudante de Matemática Uniprojeção

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Uniprojeção Brasília(2021).

Roberta Valéria Guedes de Lima, Centro Universitário Uniprojeção

Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS. Possui mestrado pela Universidade Católica de Brasília (2010) em Gestao de Instituições de Ensino Confessionais. Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos pelo UniProjeção - DF. Especialista em Tecnologia Educacional pela PUC-PR e UCB, Especialista em Gestao Educacional pela Funiversa-UCB. Foi professora e coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade Projeção parceira da Vestconcursos nos cursos de Gestão Pública, Direito Público, Direito Penal e Direitos Indisponíveis. Tem experiência como gestora na área de Educação, com ênfase em Orientação de TCCs de Educação, Administração e Direito. Professora do Centro Universitário IESB do Curso de Pedagogia . Foi analista educacional da Província Marista Centro Norte assessorando 26 colégios de educação básica. Atual há 25 anos na educação básica e há 15 anos no ensino superior. Atualmente é Gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), assessorando 110 colégios católicos; Consultora Pedagógica de diversas instituições de ensino da rede privada de educação básica. Membro do Fórum Nacional de Educação - FNE. Compõe o quadro docente do Centro Universitário Projeção (40 hs) - UniPROJEÇÃO atuando nos cursos de História, Geografia, Matemática e Pedagogia. É coordenadora do curso da licenciatura em Pedagogia EAD, coordenadora dos Estágios das Licenciaturas e coordenadora de Letras presencial desta mesma instituição de ensino. Membro Grupo de Pesquisa: "Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente" - CNPQ do Centro Universitário Projeção, Taguatinga/DF

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018) Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniprojeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática Uniprojeção; 2) Atuou como Educador social voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto ?O círculo da Matemática no Brasil?(2016); 5) Atua como professor regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (desde 2017); 6) É membro do grupo “Dzeta Investigações em Educação Matemática” (UnB); 7) É membro do grupo “Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente”, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (UnB); e 8) É membro do grupo “Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal” (UnB).

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigo Original