A música como ferramenta para o ensino de Matemática relações existentes entre a música e o ensino de Matemática: dos aspectos históricos ao viés didático
Palavras-chave:
Música, Matemática, Pitágoras, Lúdico, AfetividadeResumo
Este trabalho visa mostrar a música como uma ferramenta pedagógica para auxílio na compreensão de certos conteúdos de Matemática, tendo em vista os obstáculos na aprendizagem dessa componente curricular. Dentro dessa temática, o trabalho expõe algumas das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, dispondo também a discorrer acerca da história da música e sua relação com a história da Matemática, apontando contribuições do matemático e filósofo Pitágoras nesses dois campos do saber. O trabalho ainda apresenta uma proposta de atividade prática com a utilização da música para motivação dos estudantes e desenvolvimento da afetividade, além de apresentar propostas de autores relacionando o envolvimento de ambas as áreas do saber. Os resultados evidenciam que tanto a Matemática quanto a música embarcam semelhanças que são facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.Downloads
Publicado
2021-05-10
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