A música como ferramenta para o ensino de Matemática relações existentes entre a música e o ensino de Matemática: dos aspectos históricos ao viés didático

Autores

Palavras-chave:

Música, Matemática, Pitágoras, Lúdico, Afetividade

Resumo

Este trabalho visa mostrar a música como uma ferramenta pedagógica para auxílio na compreensão de certos conteúdos de Matemática, tendo em vista os obstáculos na aprendizagem dessa componente curricular. Dentro dessa temática, o trabalho expõe algumas das dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, dispondo também a discorrer acerca da história da música e sua relação com a história da Matemática, apontando contribuições do matemático e filósofo Pitágoras nesses dois campos do saber. O trabalho ainda apresenta uma proposta de atividade prática com a utilização da música para motivação dos estudantes e desenvolvimento da afetividade, além de apresentar propostas de autores relacionando o envolvimento de ambas as áreas do saber. Os resultados evidenciam que tanto a Matemática quanto a música embarcam semelhanças que são facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 

Biografia do Autor

Vinicius Passos Vidal

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Projeção(2020).

Luciana Moreira Braga, Centro Universitário Projeção

É Mestre em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (2011) com ênfase em mecânica dos sólidos e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). É autora de trabalhos publicados na área de programação numérica e aplicação do Método dos elementos de contorno e Método dos elementos de contorno com expansão em multipolos. Possui experiência: 1) na educação básica atuando como docente da rede pública do Distrito Federal; 2) na educação superior como Docente dos cursos de Licenciatura em Matemática e Engenharia Civil do Centro Universitário Projeção, como Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e como Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática; 3) na educação a distância como tutora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB);

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018) Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniprojeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática Uniprojeção; 2) Atuou como Educador social voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto ?O círculo da Matemática no Brasil?(2016); 5) Atua como professor regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (desde 2017); 6) É membro do grupo “Dzeta Investigações em Educação Matemática” (UnB); 7) É membro do grupo “Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente”, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (UnB); e 8) É membro do grupo “Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal” (UnB).

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original