As artes cênicas nos anos iniciais: dos parâmetros curriculares nacionais à base nacional comum curricular

Autores

  • Moises Lucas dos Santos Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Arte-educação, Artes Cênicas, Teatro, Sensibilidade, Anos Iniciais

Resumo

teatro, surgiu na Grécia Antiga, foi com o teatro grego que surgiram os primeiros palcos, antes conhecidos como arena, formado por espaços ao ar livre. No âmbito educacional, as Artes Cênicas têm uma proposta de integrar linguagens. Também sendo entendida como atividade pedagógica, a arte é enriquecedora enquanto processo educacional. Percebe-se o desenvolvimento do ser humano e principalmente da criança, como o cognitivo, motor, afetivo e social. O presente trabalho visa apresentar as contribuições das artes cênicas para o ensino-aprendizagem nos anos iniciais. Para fundamentar essa pesquisa foi utilizado o conceito de alguns autores: Oliveira (2010), Ferreira (2012), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) A pesquisa realizada teve por objetivo analisar as contribuições das artes cênicas para o ensino-aprendizagem nos anos iniciais, a partir de uma análise das mudanças que o ensino das artes cênicas passara a ter com as alterações no campo da legislação. Após essa identificação, verificou-se que a escola e as artes cênicas podem caminhar juntas, as duas trabalhando em parceria e com objetivos bem estabelecidos, é possível que se faça um trabalho eficiente e de qualidade, acrescentando benefícios ao ambiente escolar e auxiliando no desenvolvimento das crianças. Sendo possível expressar suas emoções, o desenvolvimento da linguagem, e a socialização no meio em que vive.

Biografia do Autor

Moises Lucas dos Santos, Faculdade Projeção

Doutor em Educação, Mestre em Arte, Licenciado em Educação Artística. Docente em Educação Básica e ensino Supeiror

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original