Relação entre sistema nervoso e aprendizagem: Neurociência e sua importância para a inclusão de alunos matriculados no ensino regular que apresentem dificuldades de aprendizagem específicas.

Autores

  • Rômulo José do Couto universidade Anhanguera
  • Rayannie Nepomuceno Guimarães Faculdade Facesa de Valparaíso GO
  • Venícius Juvêncio de Miranda Mendes Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Educação, Neurociências, Sistema nervoso.

Resumo

Tendo em vista a existência de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, pesquisa-se sobre as neurociências e suas contribuições para os campos da educação afim de analisar a relação das dificuldades de aprendizagem especificas com o sistema nervoso. Para tanto, é necessário conhecermos o processo de ensino-aprendizagem, investigar o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com este processo, além de elucidar a importância da neuroeducação para a inclusão de crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem especificas. Utiliza-se, portanto, de pesquisa bibliográfica, para que desse modo possamos comparar e debater ideias e descobertas valiosas de autores que contribuíram para a educação através da pesquisa científica, viabilizando assim, a manutenção dos conhecimentos que conduzem a prática da educação inclusiva. Diante disso, verifica-se que a neurociência vem proporcionando ao longo dos anos importantes evoluções relativas ao conhecimento inerente ao processo de ensino-aprendizagem, proporcionando assim, um olhar cada vez mais humanizado no tocante ao sujeito aprendente e suas possíveis dificuldades, nos levando enquanto educadores à uma verdadeira inclusão, onde as metodologias de ensino são de fato adaptadas para as dificuldades de cada indivíduo, de modo a superar possíveis limites neurológicos, diminuindo desse modo, as possibilidades de um ensino estigmatizante,  o que impõe a constatação de que os estudos relacionados ao sistema nervoso são de fato imprescindíveis para que haja uma maior compreensão do sujeito aprendente, facilitando que possíveis as dificuldades de aprendizagem específicas sejam descobertas de forma precoce, oportunizando grandes avanços em vista uma educação mais inclusiva.

Biografia do Autor

Rômulo José do Couto, universidade Anhanguera

Especialista em Psicopedagogia e pós-graduando em Neuroaprendizagem e práticas pedagógicas 

Rayannie Nepomuceno Guimarães, Faculdade Facesa de Valparaíso GO

Graduada em enfermagem

Venícius Juvêncio de Miranda Mendes, Universidade de Brasília (UNB)

Professor de Geografia, Doutor em Geografia

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original