A abordagem do multiculturalismo nas escolas e no ensino de Geografia no Ensino Médio do Distrito Federal

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • João Vitor Soares Souza Costa Centro Universitário UniProjeção

Palavras-chave:

Geografia, Multiculturalismo, Educação, Aprendizagem

Resumo

O multiculturalismo é um tema atual e complexo, tendo como necessidade a compreensão de seu significado e sua aplicação na escola. O presente artigo tem como objetivo abordar o multiculturalismo e as suas influencias tanto na escola,  como na sala de aula e no desenvolvimento teórico do professor. O estudo feito é baseado no método de pesquisa bibliográfica e buscará responder os processos de educação e diversidade inseridos no multiculturalismo e como esse fenômeno pode trazer uma hegemonia cultural para a sala de aula no objetivo de tornar essas culturas respeitadas e valorizadas em uma sociedade democrática. Assim, o objetivo desse artigo é buscar contribuir com debates e reflexões acerca do valor da diversidade cultural em ambiente escolar, de forma que explique a importância desses estudos para uma igualdade de indivíduos em meio social, esse estudo por sua vez, mostra que o desenvolvimento de culturas distintas é importante principalmente para o patrimônio cultural nacional e global. O professor possui um papel importante no decorrer desse artigo, o papel do professor em sala de aula é um dos principais fatores para a expansão do multiculturalismo na escola e na sociedade, uma abordagem assertiva pode ser capaz de gerar frutos em longo prazo, mas um problema rotineiro é a falta de preparo e bagagem educacional sobre os temas culturais e de diversidade, a falta desses assuntos implica diretamente na formação do senso crítico dos estudantes e também o seu desenvolvimento próprio como individuo.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

João Vitor Soares Souza Costa, Centro Universitário UniProjeção

Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário UniProjeção

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original