A abordagem do multiculturalismo nas escolas e no ensino de Geografia no Ensino Médio do Distrito Federal
Palavras-chave:
Geografia, Multiculturalismo, Educação, AprendizagemResumo
O multiculturalismo é um tema atual e complexo, tendo como necessidade a compreensão de seu significado e sua aplicação na escola. O presente artigo tem como objetivo abordar o multiculturalismo e as suas influencias tanto na escola, como na sala de aula e no desenvolvimento teórico do professor. O estudo feito é baseado no método de pesquisa bibliográfica e buscará responder os processos de educação e diversidade inseridos no multiculturalismo e como esse fenômeno pode trazer uma hegemonia cultural para a sala de aula no objetivo de tornar essas culturas respeitadas e valorizadas em uma sociedade democrática. Assim, o objetivo desse artigo é buscar contribuir com debates e reflexões acerca do valor da diversidade cultural em ambiente escolar, de forma que explique a importância desses estudos para uma igualdade de indivíduos em meio social, esse estudo por sua vez, mostra que o desenvolvimento de culturas distintas é importante principalmente para o patrimônio cultural nacional e global. O professor possui um papel importante no decorrer desse artigo, o papel do professor em sala de aula é um dos principais fatores para a expansão do multiculturalismo na escola e na sociedade, uma abordagem assertiva pode ser capaz de gerar frutos em longo prazo, mas um problema rotineiro é a falta de preparo e bagagem educacional sobre os temas culturais e de diversidade, a falta desses assuntos implica diretamente na formação do senso crítico dos estudantes e também o seu desenvolvimento próprio como individuo.Downloads
Publicado
2021-05-10
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Artigo Original
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