As contribuições do Ensino da Geografia para o processo de ensino aprendizagem do ensino fundamental I
Palavras-chave:
Pedagogia, Alfabetização GeográficaResumo
Este estudo tem como objetivo investigar quais são as contribuições do ensino da Geografia para o processo de ensino aprendizagem do ensino fundamental I. Onde é abordado o conceito, a definição, da Geografia como ciência e seu objeto de estudo, como o ensino é e está estruturado de acordo com os documentos legais (Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Currículo em movimento do Distrito Federal; Parâmetros Nacionais – PCN) que regem a educação nacional. O presente trabalho de pesquisa, visa compreender a importância de como o estudo da Geografia poderá contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da criança. Essa pesquisa é de suma importância porque esclarecerá ao leitor (profissional de educação ou não) a importância do processo de alfabetização geográfica e como ele contribui para o desenvolvimento do aluno, ampliando a criatividade, as competências de noção e percepção de espaço e tempo, o desenvolvimento cognitivo, e sociocultural na formação do cidadão, partindo da realidade do aluno. O ensino da Geografia é transformador na vida do ser humano, pois desde criança o sujeito está submetido à uma relação contínua com ela. Quando esse ensino é introduzido na vida do aluno, ele compreende que as ações humanas possuem consequências ao explorar a natureza, que de maneira inconsciente pode gerar prejuízos ao meio ambiente.Downloads
Publicado
2021-05-10
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