O ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros: relato de experiência de docência voluntária na JOCUM.

Autores

  • RITA DE CACIA V M DE SOUSA UNIPROJEÇÃO
  • Mariana Martins de Sousa

Palavras-chave:

Português, ensino, estrangeiros, metodologias.

Resumo

Esta pesquisa acadêmica tem por objetivo relatar o trabalho realizado junto a ONG Jocum (jovens com uma missão) com um projeto de ensino de português para alunos estrangeiros, de que forma a metodologia utilizada foi empregada, quais seus resultados e de que maneira o ensino do português como segunda língua, tem sido ensinado no Brasil e quais são as correntes metodológicas existentes que acompanham esse ensino. Para isso a metodologia adotada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com professores do projeto. Os resultados demonstram que é necessário um equilíbrio entre contemplar o conhecimento prévio linguístico e a cultura do aluno estrangeiro e os conhecimentos novos da língua aprendida, as abordagens metodológicas que se demonstram efetivas e ainda o trabalho docente que avalia junto a esse público específico qual abordagem melhor se encaixa. Como conclusão após a escuta é que não há uma só metodologia a ser seguida já que existem muitas formas de se aprender uma segunda língua.

Biografia do Autor

RITA DE CACIA V M DE SOUSA, UNIPROJEÇÃO

Professora Doutora em Educação, especialista em Literatura Brasileira, especialista em EAD e especialista em Design Instrucional para EAD virtual.Pedagoga e graduando em Psicologia.

Mariana Martins de Sousa

Graduação Letras Uniprojeção

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original