Leitura e escrita no terceiro ano do Ensino Médio: reflexões a partir da linguagem da Internet
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Interação social, Internet, Tecnologia.Resumo
O presente estudo pauta-se na reflexão sobre como a linguagem da internet é utilizada pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O objetivo principal é analisar como o professor trabalha para que o estudante saiba adequar sua linguagem aos contextos sociais exigidos. Foi necessário o aprofundamento na bibliografia para a contextualização do tema desta pesquisa, utilizando como principais referenciais teóricos alguns trabalhos dos autores Bagno e Costa. A pesquisa qualitativa foi escolhida para o escopo por seu caráter de descrição do objeto de estudo, que busca entendê-lo conforme apresentado dentro de sua realidade. Os resultados apontam que a reflexão sobre o uso analítico da linguagem da internet durante as aulas de Língua Portuguesa é necessária no que diz respeito à adequação das práticas de leitura e escrita dos estudantes, frente a sua inserção no mercado de trabalho e à formação continuada de seus estudos, permitindo ao professor se aproximar da linguagem utilizada por eles em seu mundo, tornando o ensino mais significativo para o aluno e mais promissor no decorrer do desenvolvimento das competências e habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados também apontam para a importância de se discutir sobre a linguagem da internet desde a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa, visto que, com os avanços tecnológicos, esse tipo de linguagem tem sido cada vez mais usada não só entre os jovens, mas também por grande parte da população (independentemente da faixa etária) que a utiliza nas redes sociais.Downloads
Publicado
2021-05-10
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