As competências tecnológicas na formação dos professores de língua portuguesa.
Palavras-chave:
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação, Letramento tecnológico, Formação docente de língua portuguesa.Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ocupam grande espaço não somente no dia a dia das pessoas, mas principalmente no meio educacional trazendo inovação e ampliando novos conceitos de aprendizagem em sala de aula por meio da tecnologia. Diante desse novo cenário, a presente pesquisa de cunho qualitativo, traz a importância das competências tecnológicas para o profissional da língua portuguesa, para que saiba integrar o uso dos recursos tecnológicos com o ensino. Relacionar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e atribuir aos professores para que estejam capacitados e garantir a qualidade do ensino da língua portuguesa. A presente pesquisa busca discutir como as competências tecnológicas podem beneficiar o ensino e agregar valores aos diversos modos de aprendizagem e como o docente precisa autocapacitar-se nesse mundo virtual para os diversos enfrentamentos, uma vez que um dos objetivos dos educadores é formar cidadãos crítico-reflexivos, além de ser um orientador e facilitador da aprendizagem. Os resultados da pesquisa, apontam para as tecnologias digitais como recursos facilitadores em que tornam as aulas de língua portuguesa mais dinâmicas e atrativas. Além disso, conclui-se na pesquisa que os docentes precisam identificar que as competências tecnológicas ainda precisam ser uma busca diária e importante no repertório de ensino buscando novas capacitações. O professor como mediador do ensino precisa identificar que esses novos recursos precisam ser parte integrante das aulas e que o professor deve estar em constante capacitação favorecendo o letramento tecnológico tanto para docentes quanto para os discentes.Downloads
Publicado
2021-05-10
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.