Contribuições do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Verônica Sales Pereira Centro Universitário Projeção
  • Roberta Valéria Guedes de Lima
  • Jonathan Rosa Moreira

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Ensino-Aprendizagem, Alfabetização.

Resumo

As Tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão empregadas nas mais diversas áreas da sociedade e influenciam bastante na conjuntura social e econômica de um país. A educação, como parte das relações de desenvolvimento de uma sociedade, está em meio as revoluções provocadas pelas tecnologias e delas se alimenta para acompanhar os nativos digitais e superar modelos desconexos das formas de relação das novas gerações com o conhecimento. O presente trabalho objetiva analisar que o uso das TICs corroboram como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem de alfabetização, crianças do 1º ano do ensino fundamental dos anos iniciais, fase esta em que as crianças estão tendo seus primeiros contatos de uso com a leitura e escrita. A metodologia da pesquisa foi de caráter bibliográfico, que consiste na utilização de referências teóricas já publicadas para análise e discussão do problema. Na educação, faz-se necessário, construir novas concepções pedagógicas elaboradas sob o uso dos novos recursos tecnológicos que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Dessa forma, percebe-se que os recursos tecnológicos contribuem no processo de ensino aprendizagem da alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental. Sendo assim, tais recursos utilizados de maneira a corroborar nas práticas pedagógicas, promovem uma aprendizagem concreta e significativa.

Downloads

Publicado

2020-01-17