Jogo da memória imunológica - uma proposta de gameficação no ensino médico

Autores

  • Bruna Silva Resende Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)
  • Lucas Augusto Alves Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)
  • Pedro Duran Marquez de Souza Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)
  • Carina Scolari Gosch Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Palavras-chave:

Docência, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A gameficação como estratégia de ensino-aprendizagem é um recurso viável e interessante que apresenta natureza de cunho educativo. O jogo tem o poder de canalizar a atenção do educando, orientando seu pensamento e proporcionando o desenvolvimento cognitivo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um jogo educativo criado por acadêmicos de medicina com a finalidade de melhorar o aprendizado de conteúdos básicos da disciplina de imunologia. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo. O jogo, criado com propósito educativo, foi intitulado “Jogo da memória imunológica”. Foi elaborado a partir de materiais de baixo custo e acessíveis, sendo de fácil confecção e com boa durabilidade de modo a complementar as aulas em outras turmas. A temática explorada no jogo abrange conhecimentos sobre as funções das células do sistema imunológico, bem como os conceitos fundamentais de elementos básicos presentes na imunologia geral. Devido à existência de numerosos termos técnicos e assuntos teóricos complexos dentro do estudo da imunologia básica, o jogo da memória imunológica mostrou-se um elemento diferenciado para contribuir no aprendizado, facilitando a revisão dos conteúdos abordados em sala de aula e estudados previamente pelos alunos. A elaboração e aplicação do jogo contribuiu no estabelecimento de uma relação aluno-professor mais rica, com impacto positivo no avanço teórico da disciplina. O jogo mostrou-se útil como instrumento de apoio, ideal para reforço dos conteúdos. A experiência vivenciada revela que os jogos, desde que bem elaborados e conduzidos, são recursos educativos lúdicos capazes de contribuir para um aprendizado efetivo nas escolas médicas.

Biografia do Autor

Bruna Silva Resende, Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Acadêmica de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Lucas Augusto Alves, Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Acadêmico de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Pedro Duran Marquez de Souza, Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Acadêmico de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Carina Scolari Gosch, Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC - ITPAC PORTO)

Docente do Curso de Medicina na Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto Nacional (FAPAC/PORTO) - Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – Área de concentração em Imunologia. Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Área de concentração em Parasitologia.

Downloads

Publicado

2020-01-17