ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Mauro Forlan Duarte Campos Faculdades Projeção
  • Patrícia Oliveira Barbosa dos Reis

Palavras-chave:

Matemática, socialização, escola, esquemas de ação, modos diferentes de operação.

Resumo

A visão tradicional do ensino da matemática supervaloriza a escola como única forma de aquisição desse conhecimento. É inegável a contribuição da escola no processo de socialização da matemática. Mas existem outras formas de aquisição do conhecimento matemático. A teoria piagetiana evidencia que alguns conhecimentos são adquiridos antes mesmo do início da fase escolar. Tipos de conhecimento são discutidos. E diversas pesquisas demonstram que existe uma matemática rica e eficaz, socializada fora do ambiente escolar. A compreensão de que há diversas formas de apropriação do conhecimento matemático é um desafio e uma oportunidade para o professor. Desafio, porque nem sempre há correspondência direta entre o que se sabe e o signo a ser apresentado. E oportunidade, porque amplia o leque de contextualização da matemática em sala de aula. 

Biografia do Autor

Mauro Forlan Duarte Campos, Faculdades Projeção

Licenciado em Matemática. Especialista em Estatística. Mestre em Psicologia.

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Publicado

2020-01-17