O uso de aplicativos móveis para o ensino e aprendizagem de matemática em turmas do ensino médio e superior de matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática, aplicativos educacionais, dispositivos móveis, matemática, Docência inovadora,

Resumo

Com a facilidade do desenvolvimento de aplicativos móveis, diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas e podem ser adaptadas para o ensino da matemática, antes porém é necessário avaliar essas ferramentas objetivando incorporação e identificando suas vantagens e desvantagens no dia a dia do estudante. Também é discutido a relação e a importância do papel do professor na utilização ou não dessas tecnologias em sala de aula e seu papel fundamental no desenvolvimento do estudante para um futuro cada vez mais tecnológico e de soluções rápidas e na palma da mão, como a decisão de abraçar essas ferramentas podem impactar no ensino e aprendizagem dos alunos não só em sala de aula como também em casa nas suas hortas de lazer. Neste sentido este artigo apresenta alguns aplicativos, com ênfase no conteúdo de Ensino médio e superior e como podem ser incorporados tanto em sala de aula como no lar, com o objetivo de facilitar o aprendizado matemático. Neste artigo apresenta-se além de alguns apps avaliados, algumas metodologias para a utilização dessas ferramentas, a metodologia de desenvolvimento deste artigo foi por meio de pesquisa bibliográfica e avaliação através do LORI (Learning Object Review Instrument), que delimita parâmetros de avaliação de objetos, contemplando diversos aplicativos tendo como base os conteúdos analisados. Mesmo essa pequena amostra de aplicativos pode trazer ideias para a importância da inovação não importando o contexto sempre com o objetivo de desenvolver a sala de aula de modo contemporâneo e contextualizado com a realidade dos alunos.

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Publicado

2020-01-17