O espaço-tempo escolar na construção da Identidade juvenil
Resumo
O presente artigo aborda a influência da escola na formação da identidade juvenil por meio do uso que a escola faz do tempo-espaço a eles destinado. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica de fontes diversas: livros, teses, dissertações entre outras. Inicialmente faz-se uma breve passagem pela literatura, apresentando conceitos e opiniões de diferentes autores acerca da identidade juvenil. Em seguida, apresenta-se uma abordagem dos tempos atuais e como isso tem influenciado na formação da identidade juvenil. Após esta etapa, discorre-se sobre o uso que a escola tem feito do tempo-espaço destinado aos jovens, os problemas encontrados, os dilemas recorrentes e as perspectivas para o futuro dos jovens na escola. O estudo mostra as dificuldades encontradas pelos jovens brasileiros em suas trajetórias escolares, seus anseios, suas expectativas. A análise perpassa por diferentes conceitos de juventude, espaço-tempo escolar, escola, jovens e outros elementos pertinentes. O resultado sugere que a escola, mesmo com suas fragilidades e desafios enormes, ainda é avaliada positivamente pela maioria dos jovens. Destaca-se a necessidade de uma revisão nos conceitos sobre o mundo juvenil, seus potenciais, para que a escola venha realmente ser a fonte principal na construção da identidade juvenil para formar o homem, o cidadão, o pai, o profissional e outras formas de identidade.Downloads
Publicado
2020-01-17
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