O espaço-tempo escolar na construção da Identidade juvenil

Autores

  • Roberta Valeria Guedes Projecao
  • James Pinheiro dos Santos

Resumo

O presente artigo aborda a influência da escola na formação da identidade juvenil por meio do uso que a escola faz do tempo-espaço a eles destinado. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica de fontes diversas: livros, teses, dissertações entre outras. Inicialmente faz-se uma breve passagem pela literatura, apresentando conceitos e opiniões de diferentes autores acerca da identidade juvenil. Em seguida, apresenta-se uma abordagem dos tempos atuais e como isso tem influenciado na formação da identidade juvenil. Após esta etapa, discorre-se sobre o uso que a escola tem feito do tempo-espaço destinado aos jovens, os problemas encontrados, os dilemas recorrentes e as perspectivas para o futuro dos jovens na escola. O estudo mostra as dificuldades encontradas pelos jovens brasileiros em suas trajetórias escolares, seus anseios, suas expectativas. A análise perpassa por diferentes conceitos de juventude, espaço-tempo escolar, escola, jovens e outros elementos pertinentes. O resultado sugere que a escola, mesmo com suas fragilidades e desafios enormes, ainda é avaliada positivamente pela maioria dos jovens. Destaca-se a necessidade de uma revisão nos conceitos sobre o mundo juvenil, seus potenciais, para que a escola venha realmente ser a fonte principal na construção da identidade juvenil para formar o homem, o cidadão, o pai, o profissional e outras formas de identidade.

Biografia do Autor

Roberta Valeria Guedes, Projecao

Possui mestrado pela Universidade Católica de Brasília (2010) em Gestao de Instituições de Ensino Confessionais. Especialista em Tecnologia Educacional pela PUC-PR e UCB, Especialista em Gestao Educacional pela Funiversa-UCB. Atualmente é professora da Faculdade Projeção nos cursos de Graduação de História, Geografia e Sistema de Informação. Professora da Pós-Graduação da Faculdade Projeção nos cursos de Direito Público, Direito Penal e Direitos Indisponíveis. Tem experiência como gestora na área de Educação, com ênfase em Orientação de TCCs de Educação, Administração e Direito

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Publicado

2020-01-17