O vídeo e suas possibilidades didáticas no ensino superior: percepções metodológicas

Autores

  • MOISES LUCAS DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA https://orcid.org/0000-0001-5083-4597
  • ARIADNE BORGES COELHO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA
  • MARIA DO ROSÁRIO LOIOLA DO NASCIMENTO LOPES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Palavras-chave:

Vídeo, Planejamento, Prática docente, Linguagem, Didática.

Resumo

Este artigo discorre acerca das possibilidades didáticas da utilização do vídeo em sala de aula a partir de uma pesquisa de campo realizada entre alunos dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Projeção de Brasília, destacando, a partir da inter-relação com fundamentos teóricos que perpassam pelas mudanças advindas com as inovações tecnológicas nos contextos do Ensino Superior. Considerando as contribuições de Bakhtin, Moran e Ferrés, dentre outros, o artigo apresenta percepções e reflexões que vão além da visualidade presente em uma obra fílmica, mas transcende aspectos voltados para subjetividade e, principalmente para a necessidade constante da reflexão professor no tocante a sua relação com a atuação em sala de aula. Considerando que, cada vez mais, estamos inseridos no mundo de mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, o artigo busca promover reflexões em torno da utilização contextualizada do vídeo em sala de aula, visto que esses alunos, futuros professores, já fazem parte de um contexto marcadamente inserido nas mudanças que as novas tecnologias de comunicação e informação têm promovido. Desse modo, destaca-se que a utilização desses recursos, de modo algum garante o sucesso da proposta pretendida pelo professor. Mais que isso, o professor deve estar ciente das possibilidades dialógicas que residem em filmes, documentários, reportagens ou outras produções que envolvam o vídeo, pois ao escolher esse ou aquele vídeo, há que se compreender as dimensões da organização do trabalho pedagógico, inserido, assim, em seu planejamento, o antes, o durante e o depois da utilização do recurso.

Biografia do Autor

MOISES LUCAS DOS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Doutor em Educação e Comunicação (2011) e Mestre em Arte Contemporânea (2006) pela Universidade de Brasília (UnB) é arte-educador licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2002), atualmente é professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e no Ensino Superior, como professor de cursos de formação de professores (Pedagogia, Letras e Matemática). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, arte-educação, tecnologias computacionais, história, teoria e crítica da arte, cultura visual, artes visuais e dialogismo. Pesquisa metodologias do ensino das artes e produção gráfica de crianças e adolescente. Investiga a construção da identidade mediada pelos processos comunicacionais nas novas mídias, enfatizando abordagens semiótica das visualidades nos ambientes comunicacionais da www. Pesquisa a multimodalidade comunicacional em ambientes virtuais e a metodologia da pesquisa mediada pelas Tecnologias Computacionais na Educação Básica e no Ensino Superior.

ARIADNE BORGES COELHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Mestra em Letras, pela Universidade de Brasília, docente do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente.

MARIA DO ROSÁRIO LOIOLA DO NASCIMENTO LOPES, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Mestra em Letras, pela Universidade de Brasília, docente do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente

Downloads

Publicado

2019-08-18