A ATIVIDADE ACADÊMICA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ORIENTADOR E ORIENTANDO NO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO

Autores

  • Elda Rodrigues de Barros Centro Universitário Projeção
  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Educação superior, Orientação, Desempenho acadêmico.

Resumo

O presente artigo traz a descrição de um estudo de caso, discutindo a relação entre orientador e orientandos, compreendendo os impactos da orientação no grau de aprovação e reprovação dos estudantes do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior privada do Distrito Federal. A orientação de um estudante é um processo integrante de sua vida acadêmica e deve ser considerada como o processo maior de reprodução, continuação e a extensão da disciplina. Na orientação é o momento de vivenciar uma relação estreita de cumplicidade teórica, havendo assim a necessidade de discutir a importância da orientação presencial e o papel do orientador nesse processo para uma produção cientifica de qualidade. O objetivo deste estudo é descrever as relações entre os processos de orientações em Trabalho de Conclusão de Curso e desempenho acadêmico dos orientandos, no curso de Direito do Centro Universitário Projeção, Unidade Taguatinga, tendo como recorte temporal o ano de 2018. Para tanto, especificamente, há de se identificar o papel do orientador e do orientando; analisar a proporção de orientandos por orientador e a quantidade de aprovados e reprovados por orientador. A pesquisa, de abordagem quantitativa, apresentou como padrão para as variáveis estudadas: não é a quantidade de orientandos que determina a quantidade de orientações semestrais por orientando; a quantidade de orientações não é determinante para o desempenho acadêmico dos estudantes.

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Publicado

2019-04-17