SINAES: discutindo sobre os critérios de avaliação do corpo docente
Palavras-chave:
SINAES, Avaliação Docente, Educação Superior, Professoralidade, MEC.Resumo
Este artigo aborda os critérios de avaliação docente desenvolvidos e aplicados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES traçando um paralelo histórico entre o advento das Instituições de Educação Superior no Brasil, o início de concepções que dizem respeito à avaliação institucional e a criação de programas específicos para mensurar a qualidade do serviço ofertado. Problematizando o que se busca investigar neste estudo, o seguinte questionamento é levantado: os critérios adotados pelo instrumento de avaliação docente do SINAES condizem com a formação de professores brasileiros? Na diligência de se responder à problemática suscitada foi realizada pesquisa bibliográfica e documental acerca da produção científica que aborda os programas avaliativos desenvolvidos pelo Ministério da Educação – MEC, bem como de instrumentos de avaliação propostos pelo SINAES. Ao final do estudo é possível concluir que os critérios de avaliação do SINAES não contemplam a realidade brasileira no que se refere à formação docente para atuação da Educação Superior.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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