SINAES: discutindo sobre os critérios de avaliação do corpo docente

Autores

  • Paulo Henrique Fernandes Marinho Centro Universitário Projeção
  • Camila Batista da Silva Marinho

Palavras-chave:

SINAES, Avaliação Docente, Educação Superior, Professoralidade, MEC.

Resumo

Este artigo aborda os critérios de avaliação docente desenvolvidos e aplicados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES traçando um paralelo histórico entre o advento das Instituições de Educação Superior no Brasil, o início de concepções que dizem respeito à avaliação institucional e a criação de programas específicos para mensurar a qualidade do serviço ofertado. Problematizando o que se busca investigar neste estudo, o seguinte questionamento é levantado: os critérios adotados pelo instrumento de avaliação docente do SINAES condizem com a formação de professores brasileiros? Na diligência de se responder à problemática suscitada foi realizada pesquisa bibliográfica e documental acerca da produção científica que aborda os programas avaliativos desenvolvidos pelo Ministério da Educação – MEC, bem como de instrumentos de avaliação propostos pelo SINAES. Ao final do estudo é possível concluir que os critérios de avaliação do SINAES não contemplam a realidade brasileira no que se refere à formação docente para atuação da Educação Superior.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Fernandes Marinho, Centro Universitário Projeção

Psicólogo, Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos, Membro do Grupo de Pesquisa "Aplicações Multi-teóricas em Aprendizagem Organizacional do Centro Universitário Projeção.

Camila Batista da Silva Marinho

Psicóloga Escolar com atuação na Educação Básica com ênfase em intervenções de orientação psicopedagógica em Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação